Então Jesus perguntou: — Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?
Lucas 17:17-18 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/luk.17.17-18.NAA
Temos sérias dificuldades em sermos gratos pelo que recebemos. Pedimos o tempo todo e focamos em resolver nossa lista de pedidos em detrimento de agradecermos o que da lista foi atendido. Isto ocorre não só com o que pedimos a Deus, mas principalmente para com as pessoas que trazem a resposta de Deus para as nossas vidas.
Deus usa homens e mulheres para nos ajudarem em nossas caminhadas e ao não agradecermos a Deus estaremos também ignorando estas pessoas. No entanto, esta passagem também está no contexto dos servos inúteis que estão fazendo a vontade de Deus para ajudarem outras pessoas e não podemos ficar ofendidos quando quem ajudamos nos ignora após receberem nossa ajuda.
Isso porque, se somos realmente servos, fizemos para Deus e não especificamente para estas pessoas. Estamos servindo, independentemente de quem seja e receberemos de Deus a recompensa, não destas pessoas. Ao mesmo tempo, nos esquecemos que as ajudamos porque Deus nos deu as condições para fazê-lo e não podemos trazer para nós esta glória. Se o fizermos estaremos usurpando de Deus o resultado.
Quem recebe deve ser grato e quem dá também, pois é melhor dar do que receber. Assim, devemos ser gratos a Deus e toda a situação nos trará paz a todo momento. Muitos de nós estamos passando por lutas diárias e a providência do Senhor nos cobre de diferentes formas. Que possamos entender e enxergar cada ajuda recebida e sermos agradecidos em todas as circunstâncias, boas ou más em nosso curto entendimento da vida. Fazendo assim estaremos mais sensíveis ao mover de Deus e às necessidades de nosso próximo.