#4_48 Escravos ou livres?

Mas o que diz a Escritura? Ela diz: “Mande embora a escrava e seu filho, porque de modo nenhum o filho da escrava será herdeiro com o filho da mulher livre.” Portanto, irmãos, somos filhos não da escrava, mas da livre.
Gálatas 4:30‭-‬31 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/gal.4.30-31.NAA

Paulo usa a alegoria entre Agar e Sara, duas das mulheres que deram filhos a Abraão. O primeiro filho, Ismael, nasceu de Ágar, porquanto Sara era estéril e usou a sua escrava para obter um filho de seu marido Abraão. O que hoje conhecemos como um tipo de “barriga de aluguel”. Ou seja, nasceu da vontade de Sara em dar um filho ao seu esposo, a partir de uma escrava.

O segundo foi Isaque, nascido mais de uma década depois, com Sara e Abraão já muito velhos, um filho dado por Deus de maneira sobrenatural, o filho da promessa. Este é o filho espiritual e nasceu da vontade de Deus para com Abrahão e Sara, que pôde dar a luz por ela mesma a partir da graça de Deus.

Paulo usa a alegoria mostrando duas visões distintas, a que predomina pelo esforço humano para se conquistar e a que provém da vontade de Deus sem que possamos fazê-lo por nós mesmos. A primeira visão é atrelada à salvação pelas obras da lei e a segunda pela obra redentora de Deus. A primeira gera escravidão ao próprio desejo da carne enquanto a segunda é liberdade.

Agar, a escrava, é a Jerusalém física que ainda confia nas obras para a salvação, enquanto Sara, a Jerusalém celestial, confia na salvação pela graça redentora em Cristo! Portanto, o cristão confia na salvação dada por Cristo na cruz e não em obras. Confia que foi justificado por Deus sem merecer e, por gratidão, exerce as obras em liberdade, não mais por escravidão.

Paulo faz um grave alerta aos que não confiam que Cristo é suficiente para nos salvar, que o lugar deles é fora do arraial de Jesus Cristo. Não herdarão o reino aqueles que não crêm em Cristo como único e suficiente salvador. Serão mandados embora como a escrava e seu filho, não pertencem a aliança no sangue de Jesus. Não são herdeiros com Cristo e, portanto, não são irmãos. Nem podem se chamar de cristãos, pois Jesus nada lhes é senão alguém pregado em uma cruz a sofrer eternamente.

Cristo é poderoso, é O descendente que foi prometido e agora está à destra de Deus, preparando lugar para sua igreja. Então, somos escravos ou livres? Enganados pela ideia de que temos de fazer algo para sermos e nos mantermos salvos estando em cativeiro por não conseguirmos ou somos livres porque Cristo nos libertou e obedecemos com alegria porque nos agradamos em viver para Deus?

Se, pois, o Filho os libertar, vocês serão verdadeiramente livres.
João 8:36 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/jhn.8.36.NAA