#4_103 Sacerdócio real é um chamado divino!

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
1Pedro 2:9 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/1pe.2.9.NAA

Ser santo é ser separado para Deus. É viver para agradá-lo e, por isso, muitos confundem com quem já atingiu a capacidade de viver completamente sem pecar quando, na verdade, ser santo é aquele que está buscando viver sem pecar.

Se fosse possível viver sem pecar então Cristo não precisaria ter vindo e se sacrificado por nós. Neste entendimento, haveria santos sem a intervenção divina, justos e bons vivendo na Terra. Teriam convertido corações para Deus e não estaríamos na dificuldade que vivemos outrora e ainda hoje. Cristo seria descartável e qualquer religião seria suficiente.

Jesus veio para os doentes, para os cativos, que são a maioria dos viventes. Veio para proclamar uma vida santa e agradável a Deus vivida pelo Espírito Santo trabalhando em nós. É um movimento de avivamento e santificação iniciado por Deus em nossas vidas, nos chamando para a santidade.

E não só para isto, mas para uma filiação, para que sejamos a imagem e semelhança de Cristo! Portanto, é necessário nascer de novo, do Espírito, para que venhamos a buscar viver esta nova vida que nos é apresentada. É um processo onde é santo aquele que está no caminho, não aquele que chegou na linha final.

O santo se santifica e testemunha. O santo deseja ser santo como Deus É. Sem o próprio Deus em nós seria impossível, por isso outras religiões e doutrinas que pregam o auto-desenvolvimento, a prática das boas obras para a salvação e crescimento espiritual não podem ser chamadas de cristãs ou pseudo-cristãs.

Cristãos foram chamados por Cristo, no seu sacrifício, para viverem como Cristo, aquele que é Filho de Deus, para sermos sacerdócio real, uma nação santa e exclusiva. Chamados para proclamar a Cristo nas suas virtudes, que tem toda a autoridade nos céus e na terra para nos aperfeiçoar e nos tirar das trevas onde vivíamos.

Sem Cristo não há santos, apenas pessoas desesperadas para serem suficientemente boas para poderem receber os céus como prêmio. Quem poderia ser aceito? Somente aqueles que Deus tivesse criado santos desde o nascimento e não tivessem se corrompido. Adão e Eva eram assim e não subsistiram, por que achamos que seríamos melhores que eles? Como descendentes faremos escolhas semelhantes se não houver o chamado de Deus.

Consequentemente, no caminho para a santificação sejamos alegres, pois Cristo chamou para a liberdade, para a luz, para não pecarmos como antes, para decidirmos viver de forma santa e apresentar a Jesus aos que ainda permanecem necessitados desta maravilhosa graça.

Sacerdotes ocupam-se da vida espiritual e reis de acrescentar para seu reino. Sacerdócio real significa buscar aumentar um reino espiritual, poderoso em obras de salvação e transformação de vidas. Exige esforço e perseverança. É aqui que a santificação aperfeiçoa os santos e separados para Deus!