Assim, pois, irmãos, fiquem firmes e guardem as tradições que lhes foram ensinadas, seja por palavra, seja por carta nossa.
2Tessalonicenses 2:15 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/2th.2.15.NAA
Sim, precisamos permanecer firmes nas tradições. Elas nos fortalecem na medida em que confiamos na maneira em que fomos ensinados e fazemos todos da mesma forma. Se mudo um processo acada vez que o executo já não tenho certeza se o resultado será o mesmo sempre.
O evangelho é um processo de santificação para Deus e não dá para fazermos cada um à nossa própria maneira para atingirmos a proposta divina. Estávamos assim e não funcionava. Foi necessário que Cristo viesse e estabelecesse o Espírito Santo sobre nós.
Assim, já não é como queremos, mas como Deus fala para fazermos, as tradições que nos foram passadas e devemos seguí-las. Não as tradições que homens impõem sobre nós, mas as que o Espírito Santo nos fala e nos guia.
Tradições não são usos e costumes, mas o amor, a compaixão e perdão. Não são cargos eclesiásticos mas o servir ao próximo. Não é o sacrifício, mas o que é necessário para acudir quem precisa! As tradições cristãs são pautadas pelo amor a Deus e ao próximo, não em ativismos para aparecermos diante dos homens.
A tradição de Cristo é servir e não ser servido, é buscar a paz e não criar confusões, é suportar as cargas uns dos outros e não apontar pecados. E isto aprendemos porque assim foi escrito e ensinado. Muitos estão se afastando da verdade porque não lêem e não buscam viver em conformidade.
Só desejam estar onde parece haver sinais e prodígios, mas o que muda o homem é o trabalho do Espírito naqueles que buscam conhecer a Cristo, revelado nas Escrituras, que nos deixou um legado através de seus apóstolos que nos escreveram para que a verdade de Cristo não fosse confundida com misticismos.
João retratou, no livro de Apocalipse, o erro dos seguidores de sinais, onde o próprio Satanás operará maravilhas e muitos o seguirão porque não atentaram para as tradições. Cuidemos de aprendê-las e testemunhá-las, pois isto nos fortalecerá e nos impedirá de permanecermos no erro e sermos seduzidos pelo que não é Evangelho.