Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, mesmo que não fossem deuses de verdade? Mas o meu povo trocou a sua Glória por aquilo que não tem proveito algum.
Jeremias 2:11 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/jer.2.11.NAA
É verdade que a cultura nos impõe a aceitação de festas, feriados e até costumes religiosos que nem sempre acreditamos, mas adotamos por familiaridade. E isto se torna tão forte que mesmo que a pessoa diga não professar genuinamente a fé naquela religião ainda participa das tradições familiares.
Deus aponta esta questão ao povo de sua aliança como um povo que nem isto faz, visto que não mantém nem as tradições da cultura construída em torno da religião dada através de Moisés. Ao olharmos para os nossos dias já encontramos os mesmos sinais no meio da aliança em Cristo. Muitos não se reúnem com frequência, não nos visitamos para ver como estão os irmãos da fé, não participamos nas necessidades do nosso próximo e não confessamos Cristo a outras pessoas que precisam desesperadamente para conhecê-lo.
Esta crise parece ocorrer por confiarmos na auto-suficiência. Quem sabe verdadeiramente que a força do evangelho está na unidade do corpo no Espírito Santo jamais deixaria de procurar um lugar onde o amor de Cristo pulsa. Sabendo que somos falhos, como posso depender de mim mesmo para prover tal amor em minha família? Quem pode viver sozinho e ser verdadeiramente feliz? Pode, no máximo, se esconder de algum mal, mas não receberá amor e carinho verdadeiros.
Estamos sem tempo para Deus. Temos tempo de olhar milhares de mensagens e vídeos, mas nos esquecemos da Glória daqEle que nos dá a vida e graça para estarmos aqui e agora. Nos esquecemos de quem abre e fecha as portas que estamos buscando, aquele que traz a luz e o calor ao mundo, aquele que ouve nosso clamor e choro, o que traz filhos para consolar as mulheres e cônjuges para consolar os que desejam ter uma família.
Nos esquecemos que religião não é Deus, que Jesus é quem nos reconecta ao Pai e podemos olhar novamente nos olhos uns dos outros. Podemos enxergar nossa verdadeira identidade porque Ele nos ama e nos dá desafios a serem vencidos para o louvor dEle. Nos esquecemos que sem Ele nada somos ou podemos. E ainda achamos que somos superiores às outras religiões?
Sem Cristo estamos nos enganando e vivendo pior que o ímpio que aproveita suas festas. Sem vivermos a verdade de Deus somos inúteis e inoperantes. Que possamos nos voltar a Deus e glorificá-lo. Comecemos a orar e buscá-lo nas Escrituras. Nossa comunhão com os irmãos da fé depende de nossa familiaridade com o Pai e a Sua vontade!