Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.
Salmos 119:19 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/psa.119.19.NAA
Ser peregrino é ser estrangeiro onde quer que estejamos. É estar de passagem naquele lugar, não pertencer a ele de origem e não permanecer a ponto de se tornar como alguém do local. O peregrino caminha por um lugar que não lhe pertence e nem pertencerá,por isso não se detém ou deseja ali permanecer ou gerar raízes.
Ser peregrino é difícil, pois tendemos a nos relacionar e buscar profundidade em nossas relações. E isto acaba por nos fazer querer permanecer tempo onde estamos. Muitas vezes até adquirir propriedades. Como não faríamos isto se somos nascidos neste mundo?
Mas, não somos mais deste mundo ao nascermos de novo em Cristo! Passamos a ser peregrinos nesta terra ao recebermos a Jerusalém celestial como nossa casa definitiva. Se é lá já não é aqui e nenhuma nação desta Terra é nosso lar. Nunca mais deixaremos de ser peregrinos enquanto neste mundo físico.
Portanto, já não mais conseguimos nos encaixar em nenhum lugar. Por isso precisamos tanto dos mandamentos, das Escrituras, do Evangelho. É a nossa constituição, nossa lei, o que nos une ao povo de Deus, não importando onde estejamos. Israel peregrinou e peregrina por todo o mundo há 2000 anos buscando ter e manter o próprio Estado, mas Cristãos não precisam se desgastar por isso. Este papel Cristo cumpriu e está preparando lugar para os que nele crêem.
Nosso papel é mostrar o evangelho a todos em nosso caminho e chamá-los para a Jerusalém celestial. Nada mais importa desta terra e somos felizes por já termos cidadania com Cristo. Quem não conhece os mandamentos ainda se sente desta terra. Quem entendeu que é peregrino busca ardentemente viver para a cidade celeste e deseja conhecê-la cada vez mais.
Os mandamentos do Senhor aquecem nossos corações e nos transformam. Ser peregrino aqui já não nos impede de termos propriedades aqui, pois não importa onde estivermos e por quanto tempo permanecermos, aqui não é nosso lar definitivo. Importa construirmos a comunhão descrita nos mandamentos, a comunhão do Reino de Deus! Esta nos tornará fortes onde quer que estejamos e, como peregrinos, estaremos mostrando o caminho para a nossa cidade definitiva.
Que possamos ajudar aos demais peregrinos em nossa caminhada espiritual. Propriedades aqui, tendo-as ou não, não nos impedirá de sermos estrangeiros, pois estamos de passagem. Hoje estamos aqui, amanhã não mais. Que encontremos nas Escrituras o nosso caminho. Que o Senhor não esconda Sua face e Sua Palavra.
No caminho ela nos é consolo, esperança e alegria. Saber que pertencemos a Deus e estamos sendo conduzidos para casa é maravilhoso. Imagine um peregrino sem rumo ou noção de onde pertence? Seria difícil a vida, mas agora já não é mais! Glórias a Deus por seus mandamentos que nos guiam para as moradas eternas com Cristo Jesus!