Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás! Você é para mim uma pedra de tropeço, porque não leva em consideração as coisas de Deus, e sim as dos homens.
Mateus 16:23 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/mat.16.23.NAA
É sempre chocante vermos Jesus dizer que Pedro é feliz por entender que Jesus é o Filho de Deus (Mateus 16:16,17) e, logo depois, chamá-lo de Satanás pois pensa com a mente dos homens e não com a do Espírito Santo. Mas, a verdade é que o Espírito ainda não havia descido sobre os apóstolos, só ocorrendo no Dia de Pentecostes, quase dois meses depois!
É uma ilustração rica sobre como Deus se revela ao homem até que o traz para si. O Espírito Santo fala aos corações pela graça comum, até que toma a vida da pessoa, cuidando dela, ensinando-a e edificando uma pessoa santa para Deus. Pedro teve o entendimento a respeito de Jesus, mas ainda estava com a mente humana, não transformada.
Paulo expressa esta transformação em sua carta aos Romanos, no capítulo 12 (Romanos 12:1,2), onde nos diz que não devemos ter a forma de pensamento do mundo (Satanás), mas de termos a mente renovada para podermos entender a boa, agradável e perfeita vontade de Deus!!! Ele chama isto de um culto espiritualmente racional (logikos), que não deriva do conhecimento do homem, mas do conhecimento dado pelo Espírito Santo de Deus!
Por isso Pedro ainda não alcançava o motivo pelo qual Jesus disse que seria morto e ressuscitaria. Pedro, ao defender que tal não ocorresse, estava pensando como homem, com o medo da morte, a exposição de ser um discípulo sem mestre, de também ser perseguido e possivelmente morto, mas não enxergava o poder da ressurreição de Cristo.
Basta ver o mesmo Pedro no Dia de Pentecostes (Atos 2), quando tomado pelo Espírito Santo, pregou com autoridade, ousadia e destemor, trazendo milhares de vidas ao arrependimento e batismo. Enquanto não há a transformação no Espírito Santo permaneceremos carnais e sem entendimento. É necessário nascer de novo, conforme Jesus declarou ao mestre da lei (João 3).
Que não sejamos como Satanás, mas como filhos do Deus Altíssimo! Que o Senhor nos chame e escolha, que nos abençoe e nos recolha em suas dadivosas mãos para não permanecermos cegos como o mundo. Que o evangelho seja pregado e Cristo conhecido, sendo o Reino de Deus espalhado por todos os lugares da Terra e muitos venham a entregar um culto espiritualmente racional, para louvor e a glória de Deus!