Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos diante das autoridades, gritando: — Estes que promovem tumulto em todo o mundo chegaram também aqui, e Jasom os hospedou na casa dele. Todos estes agem contra os decretos de César, dizendo que existe outro rei, chamado Jesus.
Atos 17:6-7 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/act.17.6-7.NAA
Esta passagem é muito rica para nos fazer entender como a pregação do evangelho incomoda tanto no mundo. Religião nos constrói um mundo mágico onde o sobrenatural atua e nossas crenças são formadas. É crer ou não, aceitar ou não, uma questão de fé. Quando uma sociedade é formada com fortes crenças, qualquer ideia, pensamento e proclamação diferente do ensino comum torna-se uma ofensa grave ao estado normal (status quo). Não precisamos ir longe, a Inquisição fez isto também.
Paulo e Silas estavam pregando o evangelho, assim como outros missionários, com grande velocidade, trazendo conversão nas cidades vizinhas e incomodando os religiosos de várias religiões da época. Estes apelaram para o Estado, dizendo que Jesus era uma ameaça a Roma por ser tratado como um rei no lugar de Cézar, outra divindade entre os povos conquistados pelo poder romano.
A verdade em Cristo é vista por quem não é cego pela religião. Há que se quebrantar e olhar além do véu, das palavras de conhecimento traduzidas sem entendimento de Deus. No meio de tantas divindades, atrocidades, falta de amor, como enxergar Deus? Somente pelo evangelho iremos entender o estado do mundo caído em que vivemos e discernir entre deuses e Deus, entre as mentiras e a Verdade!
Autoridades serão acionadas para encarcerar cristãos em todo o mundo. É promessa de Jesus para nós, pois iremos confrontar o mundo como ele fez. Não será um confronto armado como muitos acreditaram, mas continua sendo pela pregação do evangelho da graça, do amor de Deus para com a criação e sobre nos separarmos para servimos ao Todo-Poderoso. Tomar a cruz e seguir a Cristo leva a confrontar o mundo com amor e palavras sobre a verdade, coisas que o mundo não suporta porque é egoísta.
O cristão gera tumulto quando não cede sobre a liberdade de expressão, sobre os valores da família, sobre a defesa do evangelho que define santidade e não a promiscuidade, que defende a moral e ética e não a corrupção, que busca ajudar os que estão sendo massacrados pela injustiça e clamam por misericórdia. Isto causa tumulto e as autoridades serão chamadas para encarcerar quem assim o faz. É questão de tempo. Importa fazer a vontade de Deus e não a dos homens. Deus seja louvado pela pregação do evangelho de Cristo!