Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar nos seres humanos. Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes.
Salmos 118:8-9 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/psa.118.8-9.NAA
Quão duradoura são as alianças humanas? Depende de interesses políticos, militares, éticos, ganância, oportunidade e lealdade dentre outras coisas. A aliança de Deus só depende dEle, que não muda com o tempo, não tem política ou ganância, não é oportunista e quer o nosso bem sempre! Por isso é melhor buscar refúgio no Senhor!
Nós, como pessoas, sofremos um processo contínuo de aprendizado e mudamos os pensamentos a respeito de acordos, negócios e pessoas, podendo desistir de manter alianças ou contratos. Por isso temos cláusulas de desistência na maioria dos contratos, ainda que estabeleçam pesadas multas. Seres humanos desistem de cumprir promessas, até mesmo no seio familiar.
O que dizer, então, de autoridades, nossos príncipes? Nada diferente dos demais mortais, com um agravante. Sobre eles pesam múltiplas oportunidades, obrigações em atender diferentes grupos, o que acabará por agradar a uns e desagradar a outros. Não estão aptos a enxergar armadilhas de longo prazo e acabarão por ter de decidir um ou outro caminho que acabará por deixar muitos sem o apoio prometido.
Deus não faz isto conosco. Ele É fiel, cumpre todas as promessas que nos são feitas pois conhece tudo a respeito de todos nós. Não é enganado, tudo está sob seu controle e não nos deixará na aliança que faz conosco. No entanto, não se engane em achar que temos aliança com Deus se não conhecermos a Cristo como salvador.
A aliança é feita pelo sangue de Jesus na cruz, onde recebemos o Espírito Santo e passamos a nos santificar para Deus. Este processo nos leva a recebermos as promessas, estando debaixo da sombra do Onipotente! Isto é o buscar refúgio no Senhor, estar em Cristo. Não é seguir religião, religiosos, doutrinas. Cuidemos para não cairmos no erro de seguirmos homens. Nosso único Senhor deve ser Cristo.
Como homens erramos, aprendemos e ainda vacilamos. Em assembléia nos tornaremos melhores, se todos estivermos buscando a Cristo na aliança em seu sangue. Sem isto cairemos na armadilha de seguirmos homens e príncipes fora da aliança e certamente nos entristeceremos quando formos cancelados, ignorados ou passados para trás.
Em Cristo, homens e mulheres se tornam parte da aliança, devendo aprender a ser como Jesus, fiéis e sinceros. Se o povo de Cristo não é confiável, então é porque não estão caminhando verdadeiramente com o Senhor. Pelo fruto conhecereis a árvore. Pela fidelidade e sinceridade reconheceremos o mestre em seus seguidores. Buscar refúgio no Senhor é, também, buscar refúgio nos seus discípulos. Ali devemos encontrar esta paz oferecida por Ele!