Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Salmos 1:1 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/psa.1.1.NAA
O salmista não chama de sábio ou esperto ou muito inteligente quem não se envolve com as pessoas erradas na estrada da vida. Chama-os de muito felizes! Certo será cairmos em armadilhas, confusões ou cometermos pecado se seguirmos pessoas que não vivem segundo os preceitos de Deus.
E isto não é nada difícil, pois muitas delas são bem sucedidas segundo os preceitos do mundo e facilmente se transformam em influenciadores da sociedade moderna. Seja pelo lucro, beleza ou sucesso em esportes ou mercados ou pelo carisma, a intenção faz toda a diferença quando olhamos pela perspectiva do Evangelho.
O ímpio é aquele que não se preocupa em conhecer a Deus e sua vontade. Vive para seus deuses e suas necessidades. Ouvir seus conselhos é conduzir-se no caminho de suas vaidades. Certamente ignora a verdade do único Senhor e salvador, ainda que certas doutrinas se preocupem com aspectos semelhantes ao Evangelho. Ao não conhecer Jesus, acaba por querer alcançar objetivos por mérito próprio ou para satisfazer quem não deveria ser o foco principal de sua vida.
O caminho dos pecadores é aquele dos que já ouviram falar de Deus mas não permanecem em obediência por não terem sido transformados pela Palavra de Deus. Vivem em pecado e fogem da luz divina, pois sabem que estão em condenação. No entanto, continuam suas vidas por caminhos tortos e aconselhando uns aos outros como se enxergassem no escuro. São cegos guiando cegos! Certamente cairemos em precipícios sem retorno!
Os escarnecedores são o pior tipo, pois conhecem a Deus e a sua vontade, tornando-se como semelhantes aos seus seguidores, mas desviando os que querem permanecer no reto caminho. Escarnecem de Deus pois se gabam de desviar as ovelhas do aprisco. Distorcem o Evangelho a favor deles, lobos em pele de cordeiro, religiosos de carteirinha que matam a fé das pessoas e as entristecem em nome de um amor doentio, maligno e falso.
Ouvir o conselho ou caminhar com eles ou se deter em seus passos é armadilha para morte, tristeza e dor. Não há mostras da vida verdadeira em nenhum destes caminhos e, por isso, só achará tristeza e maldade aquele que seguir tais pessoas. Seja por ignorância, desobediência ou maldade, não há luz ou amor, só vaidade. Para evitar este caminho é que o salmista aponta para a solução no verso seguinte. Leiamos e aprendamos como encontrar a alegria eterna!
Um comentário em “#4_163 Na ignorância ou desobediência de Deus nunca acharemos alegria!”
Os comentários estão fechados.