#4_217 Com que batismo estamos batizados?


Então me lembrei da palavra do Senhor, quando disse: “João, na verdade, batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo.”‭‭ Atos‬ ‭11:16‬ ‭NAA‬‬

https://bible.com/bible/1840/act.11.16.NAA

O batismo nas águas constitue um símbolo de testemunho da morte e ressurreição de Cristo. É um mandamento do Senhor que nos batizemos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Este batismo não salva, é uma ordenança para gerar fé no coração de outras pessoas, nos alegrar com a nossa confissão e dar testemunho ao mundo. O batismo no Espírito Santo é o selo de nossa relação com Deus firmada em Cristo Jesus. É a marca do Senhor no cristão.

Quem é batizado no Espírito Santo é filho de Deus, é separado do Senhor, é sua possessão e garantia de que seremos recolhidos para ele. Muitas doutrinas existem sobre o falar em línguas estranhas ou profetizar como confirmação do batismo no Espírito, mas esta discussão só divide crentes e entristece aqueles que não tiveram esta experiência. Este batismo é confirmação do chamado de Cristo, não um levantar de mãos para ir à frente depois de uma pregação por apelo.

É Cristo quem nos chama ao arrependimento e salvação, não somos nós que o aceitamos como coitado a esperar nossa caridade para com ele. Ele é o criador do universo, Senhor de toda a criação e nos convoca para sermos servos em seu reino vindouro. O batismo de arrependimento pode vir depois do batismo no Espírito Santo como aconteceu com o centurião Cornélio em Atos 10 ou depois como em muitas passagens. Importa que os dois ocorram em nossas vidas, pela misericórdia de Deus.

Com que batismo fomos batizados? Se nenhum dos dois então devemos buscar arrependimento sincero pelos nossos pecados. Cristo chama adoradores e nos mostrará nosso pecado, nossa necessidade de arrependimento e nossa necessidade de um salvador. Deus providenciou o Cordeiro em nosso lugar no sacrifício e já apregoou a sua justiça através de Cristo. Se fomos batizados em um dos batismos então é passar pelo outro, em oração e vida dedicada a Deus. Em nossa obediência seremos abençoados por aquele que preparou um banquete para seus servos na eternidade. E servo obedece!