Ao ver as multidões, Jesus se compadeceu delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Então Jesus disse aos seus discípulos:— A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Mateus 9:36-38 NAA
https://bible.com/bible/1840/mat.9.36.NAA
Aflição exige auxílio. Ajudar aflitos é uma demanda do cristão. É fazer como o mestre, ter compaixão e senso de auxiliar o próximo nas suas necessidades. Jesus nos ensina que são poucos os que se dedicam a isto. Os que estão ajudando serão ainda mais demandados porque se tornarão uma referência para os que precisam. Se sentirão incapazes de atender a tantos e deverão clamar por mais ajudantes ao Senhor que move os corações nesta direção.
E quando quem ajuda também passa por necessidade? Por isso é bom que não andem sozinhos, para que haja apoio mútuo. Os que ajudam também precisam ser ajudados, cuidados e restaurados. A seara é todo o mundo, em todas as gerações. Há guerras e calamidades, o pecado trouxe grande maldição para toda a criação. Somente no fim dos tempos teremos paz. Até lá precisamos ajudar e de ajuda. Precisaremos ser sensíveis às necessidades alheias e pedir ajuda ao Senhor.
Olhemos à nossa volta, com compaixão. Identifiquemos necessidades e comecemos a nos dispor em resolver as que estão ao nosso alcance. As que ainda não estão exigirão oração e busca de solução. O Senhor providenciará segundo a sua misericórdia e graça. Nosso papel é fazer o que está às mãos e pedir auxílio. Estaremos participando do amor de Deus para com o nosso próximo e seremos mais um trabalhador na grande seara. Deus seja louvado por esta oportunidade de serví-lo no nosso próximo.