— O Reino dos Céus é semelhante a um rei que preparou uma festa de casamento para seu filho. Enviou os seus servos a chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir. Mateus 22:2-3 NAA
https://bible.com/bible/1840/mat.22.2.NAA
As desculpas dadas são comuns e parecem justas, mas, não são. Há prioridades e prioridades. Se algo ou alguém é realmente importante, então, darei prioridade a isto ou esta pessoa. É fácil vermos como prioridades mudam instantâneamente de acordo com uma situação.
Se um acidente grave acontece em nossa casa, aquela reunião imperdível ainda não pode ser perdida? Quem irá acudir nossos entes queridos? Realmente são nossos entes queridos mais importantes ou a empresa ainda é mais que eles? E quando ocorre um terremoto? Ou quando a bolsa de valores cai muitos pontos de uma vez?
Não temos controle das situações em nossas vidas com exceção de podermos dar atenção ao evangelho. Só priorizamos quando enxergamos valor. Se não temos sensibilidade sobre o assunto não lhe daremos atenção. Jesus conta esta parábola para nos mostrar que os homens estão mais preocupados com o seu dia-a-dia do que com a vida eterna. O rei é Deus e nós somos os convidados para a festa da eternidade.
No entanto, continuamos priorizando o que é temporário em detrimento ao eterno. Estamos dando mais atenção ao que passa do que ao que parmanece. Vivemos pelo que enxergamos agora do que pelo que virá a ser pelo poder de Deus. E isto porque não estamos priorizando o Reino de Deus! Já era assim antes e continua sendo agora. O evangelho mostra a essência humana que não mudará enquanto não nos rendermos a Deus.
Como assim, resistirmos a Deus que é irresistível? Enquanto não nos submetemos ao seu chamado estamos resistindo ao evangelho. Podemos ter a oportunidade de ouvirmos várias vezes o chamado e termos a chance de confiar e crer. Muitos só terão uma pequena oportunidade e não poderão desperdiçá-la. Outros não ouvirão mas poderão buscar a Deus pelo que entendem da criação ou da revelação pessoal de Cristo.
Certo é que há um chamado e muitos estão dando desculpas. Não haverá oportunidade depois que a festa começar. Será tarde demais para usar o convite sem ter recebido as vestes corretas para permanecer no recinto…