Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos consola em toda a nossa tribulação, para que, pela consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que estiverem em qualquer espécie de tribulação. 2Coríntios 1:3-4 NAA
https://bible.com/bible/1840/2co.1.4.NAA
Ser consolado e consolar, ser amado e amar, receber graça e compartilhar! A vida cristã tem sua origem na vida que Cristo nos dá. Ele nos amou primeiro enquanto ainda pecadores. Assim, porque recebemos graça e misericórdia, podemos compartilhar. Não se dá o que não se tem.
Nossas tribulações são oportunidades de crescimento e de acúmulo de experiências com Deus. Tais testemunhos edificam outras pessoas que estão passando pelo mesmo processo. O que é mais fácil: acreditar em uma pessoa sadia me dizendo que irei superar uma doença ou em alguém que está vivo e passou pelo mesmo tratamento?
Experiências com Deus são como rankings ou postos galgados em uma carreira. E quanto mais alto nesta carreira maiores os desafios e dificuldades a superar. E Deus não nos daria dificuldades que não poderíamos superar. Portanto, missões mais difíceis serão dadas às pessoas mais preparadas.
Assim, consolarão os que foram consolados. Ajudarão os que foram ajudados e amarão os que foram amados pelo Senhor! Ele age em nós para que levemos o que temos para outros. Este é o caminho do evangelho: doar-se pelo próximo porque Jesus se doou a nós.
Não há consolação maior do que sabermos que Cristo cuida de nós em todo tempo e usará outras pessoas em nossas vidas que passaram pelo que estamos passando. Depois será a nossa vez e isto nos dará paz, pois saberemos que nosso sofrimento e consolo é remédio para nós e para os que precisarem como nós!