Respondeu-lhes: Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão. Lucas 13:24 ARA
https://bible.com/bible/1608/luk.13.24.ARA
Há esforços que trarão ganho e outros inúteis. Como esforçar-se para entrar por uma porta estreita sendo que muitos não poderão? Você pode entrar em uma festa na qual não foi convidado? Esforçar-se seria agir como um penetra? Ou seria como conhecer o dono da festa para obter acesso?
Entendemos que Jesus nos apresenta a segunda opção como a única onde o esforço gera a oportunidade de sermos bem sucedidos embora não tenhamos garantia por nosso próprio esforço. Jesus é quem permite nossa entrada nos céus, pois é a porta e o caminho que nos conduz até lá.
Cristo é quem abre o caminho, quem define quem entra e quem não entra. Nele há o filtro, o conhecimento, a soberania e a justiça para definir quem pode ou não passar pela porta estreita. Ele é quem salva o pecador, quem justifica e nos limpa de nossos pecados, quem nos chama para passarmos pelo caminho que ele estabeleceu.
Podemos nos esforçar para sermos conhecidos por Cristo, mas não adiantará forçarmos a entrada ou estabelecermos por força a nossa justiça própria. Sem sermos conhecidos por Jesus não teremos acesso e continuaremos em nossos pecados. A porta é estreita porque exige que conheçamos a vontade de Deus e sejamos por Cristo justificados. Muitos tentarão entrar por outros meios e não conseguirão!