#4_299 Cristo habita entre nós ainda hoje?

‭‭E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. João‬ ‭1:14‬ ‭NAA‬‬

https://bible.com/bible/1840/jhn.1.14.NAA

Hoje a igreja habita no mundo, o corpo de Cristo formado em seu sacrifício! É hoje a igreja cheia de graça e de verdade? Reflete ela a glória do Senhor? É isto que se espera, não é verdade? E como podemos ser como o mestre? Comendo da sua carne e bebendo do seu sangue. É na comunhão com Cristo que nos tornamos como ele.

Como seremos semelhantes a Cristo se não andarmos com ele? Como conheceremos a sua vontade se não lermos e meditarmos na sua palavra? Como entender seus ensinamentos se não os praticarmos todos os dias? Igrejas são escolas cristãs que não podem ter apenas uma atividade semanal. Ninguém aprende indo apenas a um culto semanal. Nenhuma escola ensina assim.

Igrejas são como quartéis onde o indivíduo entra sem conhecer nada e aprende a enxergar sua nação, aprende a se tornar uma unidade militar, usar armamentos e proteger seu país. Ganha experiência e vai ensinando os que chegam nas turmas seguintes. Ensina por experiência própria com apoio dos manuais de doutrina.

Igrejas são como hospitais que recebem o ferido e tratam os doentes. Gasta-se tempo com cada um que entra para que suas necessidades sejam atendidas até se tornar sadio novamente ou, ao menos, reduzir suas dores e lhe dar melhor conforto.

Igrejas não deveriam ser cemitérios onde pessoas são mortas espiritualmente ou cremadas na sua fé, caladas e embalsamadas por pessoas prontas a inserí-las em um caixão onde não podem falar ou pensar suas dúvidas a respeito do Reino de Deus.

Igrejas não deveriam ser shopping centers onde o entretenimento é mais importante que o discipulado. Seguir cartilhas reescritas a partir da visão de um influenciador moderno não poderia substituir os estudos bíblicos mais aprofundados. Cristo está de fora em várias igrejas e, por isso, as chama de Laodicéia no Livro de Apocalipse. Ele precisa bater na porta para que possamos deixá-lo entrar.

O salva-vidas está dormindo na praia e os tubarões estão à solta. As pessoas continuam ignorando o perigo e o Evangelho está sendo esquecido fora e dentro das igrejas. Não é à toa que muitas estão fechando. Haverá um tempo em que igrejas serão perseguidas por todos os motivos, ainda que não estejam sendo fiéis ao Senhor. Ele é fiel e cuidará de sua igreja.

A sua glória continuará brilhando pela igreja fiel e ele voltará em glória para executar o seu juízo. Começando pela igreja e terminando com o mundo. Haverá novos céus e terra e tudo será maravilhoso. Até lá a igreja deve continuar sendo discípula e discipuladora para que Cristo continue sendo manifesto neste mundo. Ele é Senhor e salvador. Habitou entre nós e continua a habitar através dos crentes. Sua glória jamais será extinta, ainda que todos os exércitos do mundo se levantem contra ele e sua igreja!