Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. Tiago 2:26 ARA
https://bible.com/bible/1608/jas.2.26.ARA
A fé salvífica é proveniente da graça salvífica. Fé para a salvação é dom de Deus, não vem de nossa própria capacidade. Crer em Deus é fruto da própria revelação dele para nós. No entanto, esta graça deve produzir em nós uma atitude pró-ativa. Passamos a agir no mundo para continuar este processo da revelação de Deus, do seu amor para com o mundo, na vida de outras pessoas.
A fé passa a ser um balizador de nossas ações. Não ficaremos apenas nas palavras de desejar o bem das pessoas, mas participaremos da transformação do mundo à volta delas e também das nossas vidas. Confiar em Deus nos fará sair da zona de conforto, pois iremos encarar desafios que antes seriam impossíveis. Isto porque agora não dependemos da nossa capacidade, mas na daquele que nos chamou para a sua obra.
Olharemos para as pessoas e encontraremos a nós mesmos nelas, sabendo que precisam do mesmo que nós e, por isso, desejaremos e levaremos até elas a graça que já recebemos em Cristo Jesus: perdão e amor incondicional. Esta fé é a que move as montanhas, pois feitas no poder de Deus. Esta é a fé que produz as boas obras, as que são feitas em amor sincero, que não espera retorno, que não produz vaidade.
Somente a fé dada por Deus gerará tudo isto em nós. Fé sem obras é morta porque se torna apenas palavras vazias que não produzem resultado prático. Desejar o bem é bom, mas se temos a oportunidade de fazê-lo e não fazemos, de que adianta? Não somos transformados e não transformamos o mundo. De nada estamos servindo, como um morto já não faz mais diferença no mundo.