Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. Mateus 24:13-14 ARA
https://bible.com/bible/1608/mat.24.13.ARA
A perseverança dos santos é uma forma de se enxergar a pré-ciência de Deus para os salvos pelo evangelho. É como um dom em que crentes não se desviarão do caminho do evangelho até o retorno de Jesus!
Os que se desviam não seriam perseverantes porque não seriam verdadeiramente morada do Espírito Santo, mas provaram os poderes ao usarem o nome de Jesus para realizarem sinais e maravilhas. Este assunto é discutível e não o trouxe aqui para levantar doutrina, mas para expor uma forma de se enxergar a questão do por que alguns perseveram e outros ficam pelo caminho da fé!
Quantas pessoas se batizaram e hoje estão fora das igrejas? Você pode perguntar se isto não é tão importante para a salvação, mas estar fora do corpo de Cristo faz toda a diferença. Não há cristandade a partir de vida isolada do corpo e do mundo. Se recebemos o mandamento de amar então não podemos viver isolados. Se fui transformado pelo Espírito Santo não posso ter medo de magoar e ser magoado!
Fugir do corpo, a igreja, já é um aspecto de não perseverança. É não confiar ser possível compartilhar das experiências do evangelho com outras pessoas. Seja por desilusão ou medo, sem perseverança nos isolaremos sob multidão de desculpas. O amor tudo suporta, tudo vence, é a força para a perseverança. Quem não ama não persevera!
Assim, a perseverança dos santos está suportada pelo amor de Cristo e este é depositado pelo Espírito Santo. Entendemos que pelo Espírito iremos até o fim, por isso somos corpo, ligados aos demais membros. E ajuda estarmos juntos na hora da dificuldade. Um levanta o outro e todos se ajudam a ir até a linha de chegada!