Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Mateus 7:24 ARC
https://bible.com/bible/212/mat.7.24.ARC
Por mais que venhamos a falar sobre esta passagem não conseguiremos escapar da verdade de que a prudência está em seguir as orientações de Jesus. Buscar seus ensinamentos e não vivê-los é pura perda de tempo. Assim como um aluno de pós-graduação tem um orientador para ajudá-lo no caminho, se não ouví-lo e seguir tais orientações, de que adiantou a figura do orientador?
Não existe o caso de simpatizantes do evangelho. Ou aprendemos obedecendo e vivendo ou estamos perdendo o fundamental que é termos Jesus como mestre e sermos seus discípulos. No entanto, mesmo no tempo de Jesus isto já acontecia:
E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? (Lucas 6:46 ARC)
É justamente neste contexto que precisamos ficar atentos à palavra de Cristo. Há diversas passagens que nos alertam sobre o pecado, várias promessas para os que obedecem e estão na aliança do sangue de Jesus e muitas explicações sobre o por que de estarmos passando por lutas e dificuldades.
No final, assim como a pós-graduação é um processo de ensino-aprendizagem onde o aluno recebe um diploma não pela obra realizada mas pelo comportamento transformado, o discípulo de Jesus receberá a coroa da vida não pelas boas obras realizadas, mas pela mudança de comportamento que teve ao receber o Espírito Santo e realizar as boas obras no processo de santificação.
É o processo que faz com que o indivíduo seja transformado. O orientador é Cristo e só nos formamos com nota 10. Por isso muitos de nós estamos passando várias vezes pelas mesmas situações, pois estamos com dificuldades em ouvir, entender, concordar e praticar! Então, sejamos prudentes e façamos tudo o que o mestre Jesus mandou fazermos, e o extrato é o amor!