”Eis que diante de Deus sou igual a você; também eu fui formado do barro.“
Jó 33:6 NAA
https://bible.com/bible/1840/job.33.6.NAA
Não somos melhores que ninguém. Somos formados do mesmo barro, passamos pelas mesmas situações e, se não for pelo poder do Espírito Santo, cometeremos os mesmos pecados. Somos iguais diante de Deus e precisamos de seu perdão. Assim sendo, precisamos deixar nossa vaidade de lado e não nos colocarmos em uma plataforma por nos acharmos melhores que outras pessoas seja por fama, poder, recursos, beleza, cor de pele ou local de nascimento e vida.
É fácil nos acharmos superiores quando tudo vai bem e inferiores quando tudo vai mal. Ambas as situações nos revelam nossa vaidade em nos compararmos com outras pessoas. No final, todos passamos por situações semelhantes e pelo Espírito Santo é que seremos separados como justos. Favor imerecido de Deus, em Cristo Jesus. Nele somos aperfeiçoados e sem ele permanecemos em nossos pecados.
Como é favor de Deus não devemos também nos orgulhar, mas lutar para que outros recebam a graça como nós. Nossa oportunidade de fazer diferença para o Reino deve ser por gratidão e entendimento de responsabilidade de fazer o Reino crescer. E isto nos permite olhar com graça para quem ainda não a recebeu, não com sentimentos de orgulho e vaidade, mas de compaixão e misericórdia.
Isto agrada a Deus e nos mantém em nosso lugar como eleitos, filhos de Deus, cientes de que somos alcançados pelo amor do Pai, através de seu Filho com o auxílio do Espírito Santo! Sim, somos feitos do mesmo barro, mas importa que sejamos refeitos através da água do batismo no Espírito Santo. Assim não permaneceremos no pecado, mas sendo santificados a medida da imagem do Cristo ressurreto, nosso Senhor. A ele toda a glória!