Portanto, cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo; pelo contrário, como está escrito: “Os insultos dos que te insultavam caíram sobre mim.” Romanos 15:2-3 NAA
https://bible.com/bible/1840/rom.15.3.NAA
Edificar exige esforço de quem edifica. Ajudar alguém a crescer exige muita paciência e capacidade de transmitir o que é devido. Também exige esforço para não ofender a quem se espera ajudar. Sempre demandará tempo de nossas vidas, tempo que deixaremos de usar em nosso próprio benefício.
Como priorizar este tempo de acordo com o evangelho? Gastemos naquilo que é bom para edificação. Nem tudo o que desejamos passar ou fazer para ajudar é bom para edificação do próximo. Dar dinheiro para quem não sabe gastar, servir sem identificar até quando não se está criando dependência de nós mesmos ou do grupo de assistência, são exemplos de cuidados a se tomar.
Não devemos ir além do necessário sob a pena de gerarmos outros problemas e nem reclamarmos de ingratidão. Devemos fazer por amor, graça e misericórdia, nada por troca ou como investimento pessoal. Investimos nas pessoas por causa do Reino e será o Senhor quem dará o crescimento sobre o que semearmos sobre as vidas.
Façamos a nossa parte com dedicação e alegria, ainda que seja penoso e desgastante. O resultado certamente será recompensador quando virmos aqueles que ajudamos vencendo com Cristo! Que possamos glorificar a Deus pelo esforço em ajudar nosso próximo.