#5_076 Olhemos para o próximo com compaixão!

‭‭Uns dão com generosidade e têm cada vez mais; outros retêm mais do que é justo e acabam na pobreza. Provérbios‬ ‭11:24‬ ‭NAA‬‬

https://bible.com/bible/1840/pro.11.24.NAA

É a diferença entre ser um rio ou um lago pequeno. O rio sempre corre, enquanto o lago pode secar, a água ficar ruim ou até apodrecer. A fé é entender que Deus usa quem ajuda, dando mais a quem mais se oferece. Cristo usou a Parábola dos Talentos e das Minas para ilustrar bem isto. Quem não confia que Deus é o nosso sustento acabará se tornando escravo do dinheiro.

Não é racional humano dar enquanto precisamos receber, mas é quando compartilhamos o que temos que declaramos onde está o nosso coração. Cada um tem um dom e a generosidade é um deles. Nem todos nós teremos capacidade de vivermos em condições inferiores ao nosso ganho, pois dar com generosidade é certamente não usufruir de tudo o que poderíamos ter se usássemos tais recursos conosco.

Esta vida passará e será o que tivermos construído aqui com amor e graça que estaremos edificando para a eternidade. Se nosso coração estiver no dinheiro então não viveremos bem aqui e nem estaremos nos preparando para a vida eterna. Cristo espera corações aptos a se doarem pelo próximo e isto também significa contribuir financeiramente.

Se olharmos para as nossas vontades e necessidades nunca será suficiente o que angariarmos. Quem está a nossa volta também precisa. É questão de enxergarmos as pessoas e como suas necessidades de alimentação, teto e vestimenta estão. A compaixão é como a generosidade é ativada, juntamente com a mordomia. Os que enxergam a graça de Deus poderão participar ajudando ao próximo.

Aquele que confia em Deus não dependerá do que possui para ter paz. Aquele que acha que não pode ajudar acaba perdendo em outra coisa. A falta de paz o fará perder aquilo que achava ser indispensável. O medo da perda gera desespero e descontrole. Só a fé na provisão de Deus é capaz de trazer prosperidade ao que crê!