O que Deus ajuntou não separe o homem!

Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe [e unir-se-á a sua mulher], e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.
‭‭Marcos‬ ‭10:7-9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.10.7-9.ara

O que é o casamento? Como um casal se une em matrimônio? Qual o propósito de saírem da casa de seus pais e viverem juntos?

Jesus estabelece um entendimento sobre a visão de Deus sobre o casamento. O que ocorre muitas vezes é que as pessoas vão morar juntas porque hoje em dia é normal.

O casamento foi instituído para se construir uma nova família, um novo núcleo para a evolução da sociedade humana. Portanto, para subsistir e se multiplicar.

Pessoas se unem por interesse sexual (que é passageiro), interesse financeiro (que é passageiro ou não), desespero para sair debaixo da autoridade dos pais (rebeldia ou violência doméstica) e por desejar constituir uma família.

O que ocorre é que um casamento deve ser para sempre, independentemente das nossas convicções, pois desta forma é que estabelecerá uma sociedade forte. Se o material social é fraco, a sociedade é fraca.

Se estamos em uma sociedade passageira, onde alianças se rompem com facilidade, baseadas no desejo individual a ser satisfeito, então a sociedade terá o mesmo comportamento nas demais áreas.

Teremos quebras de confiança em sociedades, negócios e tudo o mais, porque as pessoas não possuem compromisso a manter sob a própria perda.

Lembro-me do tempo em que bastava a palavra de um homem para sabermos que iria fazer o prometido. Hoje em dia os papéis de cartório tem prazo de validade de iogurte e mesmo assim não é garantia de que o negócio será honrado.

Uma família bem formada e mantida gera uma sociedade forte. Destrua a família e destruiremos a sociedade. Mas, famílias são iniciadas quando as pessoas se unem e saem de casa.

O propósito do casamento não é sexo “de graça” pois casar e se manter casado custa caro, não é se satisfazer com uma pessoa bonita ao seu lado, pois a beleza some com o tempo, nem ser um trampolim social, pois as riquezas não trazem felicidade no longo prazo.

O propósito do casamento é vivermos em comunhão com uma pessoa por toda a vida, ajudando um ao outro a construir um núcleo familiar e se agradar com isto, gerando e protegendo filhos se possível for te-los, e glorificar a Deus por fazer o melhor dentro desta aliança.

O casamento é uma benção para a humanidade e deve ser tratado como uma pedra muito preciosa, pois é muito bom podermos compartilhar toda uma vida com alguém que deseja o nosso bem e tem o mesmo interesse de construir uma herança emocional e espiritual juntos!

Cristo nos capacita a sermos melhores amantes, companheiros e provedores, porquanto revela em nós o nosso melhor. Em Jesus nossos casamentos serão aprimorados e alianças renovadas.

Se a sociedade é constituída por famílias fortes, então a sociedade precisa de Cristo, pois apenas através do novo nascimento é que nos tornamos plenos no entendimento do amor ao próximo, tão necessário para vivermos em harmonia em nossos lares!

Se estamos vivendo fora desta visão, então é hora de buscarmos conhecer ao Senhor e sermos trabalhados pelo Espírito Santo. O resultado será um casamento melhor e alianças renovadas, uma sociedade abençoada por Deus!

Um comentário em “O que Deus ajuntou não separe o homem!

Os comentários estão fechados.