“Foi também congregada a seus pais toda aquela geração; e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel. Então, fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; pois serviram aos baalins. Deixaram o Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e os adoraram, e provocaram o Senhor à ira.”
Juízes 2:10-12 ARA
https://www.bible.com/1608/jdg.2.10-12.ara
A história nos mostra ciclos das atividades humanas. Juízes é um livro bíblico que estabelece um ciclo terrível que começa quando há o descanso do povo na Terra Prometida. O distanciamento do ocorrido décadas antes, quando o povo foi livre do cárcere no Egito, a abertura do Mar Vermelho, 40 anos de subsistência de uma multidão vagando no deserto, sem pecuária e agricultura, com milhares de milhares andando e sendo sustentados de pão e água de onde não lavraram e nem construíram,faz com que se esqueçam que foram suportados pela mão de Deus.
O livro mostra o perigo do esquecimento da condição da qual fomos livres, da misericórdia de Deus para conosco. Quando isto acontece, há um relaxamento da necessidade de gratidão, de testemunharmos o livramento, de perseverarmos na aliança que nos foi dada. É um livro escrito no tempo da Lei, mas serve para o tempo da graça.
Ao esquecermos do cativeiro do pecado, do livramento através do sacrifício de Cristo, rasgando o véu do alto a baixo que nos separava do acesso à Deus, podemos cair no erro de acharmos que tudo é normal. Cair no erro de esquecer da missão a nós confiada, de não nos prostituirmos com os deuses que o mundo cultua, de não desenvolvermos a conquista completa da terra onde estamos.
Podemos cair no descuido de não testemunhar e deixar que as gerações futuras não conheçam o evangelho da graça, o Deus que ama, mas que também é justo e irá sentenciar os que permanecem na iniquidade. Não podemos esquecer da lição de Juízes onde as gerações foram se esquecendo da aliança e se desviaram de Deus. Sobrou idolatria e religiosidade, até que foram destruídos pelos inimigos ao seu redor.
Assim devemos nos manter fortalecidos na fé, testemunhando o evangelho transformador e servindo em gratidão pela conquista da promessa que nos foi dada no sangue de Jesus! Os juízes existiram por causa da rebeldia, pois quem é justo não precisa se ocupar com a lei, pois vive cumprindo-a de coração.
Estamos em um mundo semelhante e os Cristãos estamos passando por condições em que os conceitos do mundo estão forçando as portas da igreja. Era para ser o contrário. Isto significa o esquecimento da aliança que é o amor ao próximo e que transmite a verdade do evangelho. Estamos aqui para lembrar da nossa vocação e propósito. Deus é santo e está chamando um povo a ser santificado por ele e que é a testemunha da graça alcançada.
Esta é a missão:
“Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.”
João 6:29 ARA
https://www.bible.com/1608/jhn.6.29.ara
Se não crermos continuaremos no caminho das trevas e da maldade. Se crermos, seremos a luz do mundo que guia as pessoas ao conhecimento de Deus e da aliança em Cristo!