O reino de Deus é organizado e isto não traz prejuízo para os humildes!

Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
‭‭João‬ ‭13:13-17‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.13.13-17.ara

A vida Cristã é permeada de oportunidades em termos de assembléias construídas em edifícios que acabam exigindo algum tipo de estrutura organizacional. Hoje chamamos de igreja o prédio, mas são as pessoas que são a verdadeira Igreja! Nem podemos chamar os prédios de templos, pois o Espírito Santo não habita em templos construídos pela mão humana, mas nos corações dos que creem e servem a Jesus Cristo!

Nestas questões organizacionais temos a parte administrativa e a parte executiva, muito semelhante às empresas. No entanto, a executiva é a que serve a assembléia em termos espirituais, enquanto a administrativa em apoio à atividade espiritual.

Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.
‭‭Atos‬ ‭6:1-4‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.6.1-4.ara

Os diáconos foram instituídos por causa da necessidade de se ampliar a entrega de mantimentos, coisa que os apóstolos estavam fazendo, mas que tomava-lhes muito tempo e a ministração da palavra e tratamento espiritual estavam sendo relegados, além de serem taxados de privilegiarem um grupo em detrimento à outro.

Nas “igrejas” (instituições com CNPJ) há esta estrutura justamente para se obter a funcionalidade e ainda se ajustar aos governos a que estamos sujeitos. Não há como fugir disto e nem precisamos. Deus suprirá os recursos dos impostos aos servos fiéis no propósito.

A primeira questão então é não misturarmos as coisas! CNPJ é regulamentação e estrutura formal a que estamos sujeitos e é necessário, enquanto a igreja espiritual é a que está na expansão do reino pela fé em Jesus Cristo. Uma afeta a outra, como na instituição dos diáconos.

A segunda questão é que a espiritual também possui estrutura para organização de tarefas. Há vários modelos em uso, mas devem ser entendidos por funções e responsabilidades. Pergunto se em um concerto o violinista é mais importante que o pianista. Ora, dependendo da música posso tocar com apenas um, mas o trabalho não ficará completo. Assim é também na área espiritual. Ninguém deve se achar melhor ou mais importante, ainda que seja possível realizar a obra com um grupo reduzido de dons.

Ao maestro chamamos hoje de pastores no sentido mais amplo. Aquele que tem uma experiência maior em instrumentos e tem o dom ministerial e autoridade concordada pelos que estão sendo por ele conduzidos. Tanto os membros da orquestra como o maestro tocam e são um conjunto. Jesus veio nos ensinar que maestros e orquestra devem se tratar com honra e zelo uns pelos outros. Se ele lavou os pés dos apóstolos e não somos maiores que Jesus, então devemos nos servir mutuamente.

Quando a orquestra atende às orientações do maestro o conjunto se torna harmônico. Isto em se tratando de maestros que possuem conhecimento, técnica e dom. Precisa ter ouvido afinado e conduzir cada conjunto de acordo. No final, todos saem felizes, quem tocou e quem ouviu. E todos foram importantes. Precisamos entender que temos funções a desempenhar e que cada um deve realizar a sua função. Não é bom que o maestro largue sua posição e vá tocar o instrumento enquanto deveria estar conduzindo, bem como um flautista não deveria assumir a função de maestro se não tem a mínima capacidade para isto. Harmonia se constrói em disciplina e cada um fazendo a sua parte.

Que possamos trabalhar em harmonia para o reino de Deus, seja na administração da Palavra ou ajudando nas estruturas organizacionais que precisamos gerenciar no reino. No final todos ganharão com a disciplina e veremos o nome de Deus exaltado entre as nações. Sem disciplina teremos grupos assoberbados e sem foco, podendo até achar que, porque fazem muitas coisas, são mais importantes que os demais…