Guardemos no coração as palavras do Senhor!

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
‭‭Salmos‬ ‭119:9-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.119.9-11.ara

O salmista traz a nós a maneira pela qual viveremos segundo a vontade de Deus. Guardar no coração as palavras de Deus é ter em mente os preceitos e segui-los todo tempo. O termo “De cor”, ou decorado, tem este significado. Decorar é saber de coração, é conhecer sem esquecer, ter em mente toda a sequencia de palavras e símbolos, lembrando quando necessário!

Saber de coração os princípios de Deus será a fonte de não cometermos pecados, desde que nos apliquemos no temor do Senhor. Conhecer e não aplicar não faz sentido e, por isso, muitas pessoas não se aplicam em conhecer sobre um assunto do qual não vêem importância. Portanto, sem obtermos o entendimento de que as palavras de Deus importam para Ele, não nos aplicaremos em conhece-la. E é isto que significa temer a Deus. Tememos a Deus quando nos preocupamos com o que Ele julga importante que é a palavra deixada na Bíblia.

Ora, se entendo a importância para o Senhor, então me aplicarei em buscar o seu entendimento. Sem temor a Deus não há edificação. Por isto Salomão declarou que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Sem temor não há interesse em agradar e adorar a Deus!

Um coração que busque a Deus com todas as forças não será desprezado pelo Senhor. Nosso arrependimento começa quando reconhecemos nossos pecados e isto depende de saber que estamos pecando. Não se evita as consequências de se transgredir uma lei quando não a conhecemos ou esquecemos dela. Assim, precisamos guardar os preceitos de Deus em nossas mentes de forma a vive-los de todo o coração!

Tanto para o salmista quanto para o nosso tempo é uma questão de relacionamento com Deus. Conhece-lo nos trará temor e desejo de permanecer com Ele. E na presença do Senhor temos a ajuda de seu Espírito Santo! É um trabalho de perseverança com ajuda, um caminho maravilhoso a ser experimentado, pois Cristo nos revelou através de seu sacrifício.

Continuemos a buscar a Deus de todo o nosso coração, com todas as nossas forças, entendimento e vontade, pois tudo o que precisamos ser e entender será alcançado mediante esta busca. Amar ao próximo sem conhecer a Deus é fake news, pois o verdadeiro amor vem do Senhor!

Ano 2#79