Por que só Jesus salva?

Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
Atos 2:36‭-‬41 ARA
https://bible.com/bible/1608/act.2.36-41.ARA

Jesus é Senhor e Cristo para nosso benefício. Foi crucificado, morto e sepultado, mas a morte não o podia reter porque é santo e não pecador! Jesus Cristo ressuscitou para ser Senhor, o Messias anunciado, aquele por quem fomos chamados à mesma santidade! Ele cumpriu os mandamentos da Lei e se tornou o sacrifício perfeito. Em seu sangue há remissão de todos os pecados!

Ao crermos em Jesus recebemos o dom do Espírito Santo como anunciado por Pedro no dia de Pentecostes. Este é o dom que faz toda a diferença em nossas vidas. Através do Espírito Santo é que a santificação prossegue. Em Cristo somos salvos e com o dom do Espírito nos santificamos. Não recebemos o dom e nem a salvação se não cremos em Jesus e ele não se torna nosso Senhor e Salvador pessoal.

Batizar-se é uma consequência da fé, um testemunho para todos os que nos cercam. Nos batizamos para morrermos e ressuscitarmos com Cristo de maneira simbólica, mas poderosa. O arrependimento é o processo que passamos por reconhecermos nossos pecados, entendermos que sem Cristo não estamos aptos aos céus e que dependemos dele para a salvação. Também é a atitude tomada de deixarmos os nossos pecados, atendendo ao chamado divino.

Sem Cristo estaríamos condenados ao fogo eterno,mas com ele estamos seguros pela promessa feita em seu sangue. Não é mérito nosso, mas totalmente dele. Não somos salvos por nossas obras e nem nos mantemos salvos por elas. É pela graça e misericórdia de Deus! Santificar-se sem Deus também seria impossível. Portanto, sejamos humildes, agradecidos e obedientes, pois grande foi o livramento recebido através de Cristo.

Quem não acredita no inferno não precisa de um salvador. Por isso a salvação começa pelo entendimento da santidade de Deus e do pecado que nos afasta dEle. Sem isto não há arrependimento. Cristo veio nos ajudar a enxergarmos nossa religiosidade que nos dava falsa segurança, evidenciando uma vida de hipocrisia e insensatez. Olhemos para nós mesmos e avaliaemos nossos corações. Quem não tiver pecados que atire pedras nos Cristãos, pois estes somos os que enxergaram seus pecados e se humilharam diante do Deus da graça e do amor, através de Cristo Jesus!

Ano 2#301