A unidade de alma deve ser perseguida pelo Corpo de Cristo!

Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
Filipenses 2:1‭-‬2 ARA
https://bible.com/bible/1608/php.2.1-2.ARA

Paulo nos exorta a termos unidade. Como em um exército que marcha não conseguimos distinguir o indivíduo no meio da tropa, assim deve ser a igreja, ainda que haja o individual devemos funcionar como um corpo, pensando e agindo da mesma forma, como uma massa uniforme.

Tal unidade nos fortalece e isto não é atingido com a mera participação em um culto semanal. Não é possível pensarmos da mesma forma apenas ouvindo uma pregação. Sem vida em comum, trabalho em cooperação, orações e estudos comunitários não atingiremos a comunhão declarada por Paulo. A igreja primitiva possuía uma fórmula para isto:

E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
Atos 2:42‭-‬44 ARA
https://bible.com/bible/1608/act.2.42-44.ARA

Vejamos como nos tempos de Natal e Ano Novo temos mais comunhão com um grupo de pessoas com as quais passamos juntos na festividade. Estamos unidos pelo mesmo propósito, gastando um tempo juntos, comendo juntos e agradecendo um tempo abençoado por Deus em nossas vidas. Isto traz sentimento de união. Temos a oportunidade de compartilhar nossas ideias e testemunhos do que Deus fez em nossas vidas, nossos sonhos e sentimentos.

Estas coisas não devem ocorrer uma vez por ano, mas constantemente! Por isso muitas igrejas nascem nas casas de pessoas que aprendem este modelo e escalam para ambientes maiores quando o número extrapola o espaço disponível. Importa termos comunhão e unidade no evangelho de Cristo, pois além de criarmos igrejas saudáveis estaremos crescendo saudáveis no amor e no conhecimento do Senhor!

Que perseveremos em buscar a unidade do Corpo de Cristo e sejamos autênticos Cristãos e não meros expectadores de cultos semanais. É fácil viver a religiosidade se não tivermos a preocupação de expandir o reino de Deus! Sem unidade isto não é possível e criar unidade exige muito mais do que pregar ou disponibilizar os textos bíblicos. Exige viver em comunidade, estar entre as pessoas, sofrer e se alegrar com elas, ajudá-las e ser ajudado, experimentar as experiências vividas por outros, ouvir seus testemunhos, caminhar juntos!

A comunhão permite que o amor seja vivido, que as lutas sejam batalhadas juntos e a glória de Deus seja manifesta através de todo o corpo. Que esta exortação nos mova mais para perto das pessoas, ainda que isto nos custe mais em termos de perdão, suportar a ingratidão e a infidelidade. Jesus sofreu tudo isto mas nos ensinou que vale a pena, que o resultado glorifica a Deus e que importa chegarmos juntos na presença dele! Jesus Cristo sofreu por nós e devemos sofrer pelos que amamos. Sem unidade não teremos estas oportunidades.

Ano 2#300