Precisamos perdoar ou sermos perdoados?

Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes.
Lucas 23:33‭-‬34 ARA
https://bible.com/bible/1608/luk.23.33-34.ARA

O perdão de Cristo é para toda a humanidade que se refugie nele. Foi crucificado por causa de nossos pecados, indo até a cruz, entregando sua vida por nós. Não pecou, mas tornou-se maldito por causa de nossas transgressões, levando sobre ele todas as nossas iniquidades.

Cristo veio nos revelar a nossa condição de pecadores ignorantes e afastados de Deus. Por isso declarou que deveria haver perdão pela ignorância das ações de seus algozes. Muitas pessoas nos ofendem sem reconhecer o que estão fazendo, seja por motivo fútil ou por desconhecerem o que é bondade. Certo é que precisamos aprender a perdoá-los.

O perdão é um obstáculo espiritual nas nossas vidas. Enquanto não o superamos permanecemos na frustração, raiva e não conseguimos abrir nossos corações para outras possibilidades. Perdoar é um processo que deve se basear na fé em Deus e não em nós ou naqueles que nos importunaram.

O verdadeiro perdão nos traz alívio e vida de liberdade. Nos sentimos capazes de viver na plenitude do que somos em Deus, ainda que consequências ruins tenham ocorrido em nossas vidas. Não é fácil, mas é necessário. Perdoar é um exercício de corrida com obstáculos. Se não saltarmos em cada momento de ofensa acabaremos por ficar paralisados na nossa corrida espiritual.

Precisamos lembrar do perdão dado na cruz. Se fomos perdoados por nossas iniquidades, então também precisamos perdoar aqueles que estão na mesma situação que nós. Nossa luta não é contra as pessoas, mas contra Satanás que usa a vida delas contra nós ou a nossa contra elas. Se não somos servos de Deus, salvos em Cristo, permanecemos servos de Satanás, queiramos ou não.

Enquanto não somos perdoados por Cristo estamos sendo instrumento do diabo neste mundo. Assim, precisamos perdoar como fomos perdoados, se fomos perdoados pela fé no Senhor! Quem precisamos perdoar? A quem precisamos pedir perdão? Que o ano não termine sem resolvermos estas questões! No perdão começaremos um novo ano, com uma nova perspectiva, para a glória de Deus!

Ano 2#304