A graça de Deus nos educa!

Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.
Tito 2:11‭-‬14 ARA
https://bible.com/bible/1608/tit.2.11-14.ARA

Em Cristo temos a graça de Deus novamente manifesta sobre toda a humanidade, transitando dos mandamentos da Lei trazida por Moisés para a salvação pela fé em Jesus, nosso Cordeiro e sumo sacerdote. Houve a mudança da Velha Aliança para a Nova Aliança onde o homem agora possui poder espiritual dado por Deus para não mais ser escravo do pecado.

Em Cristo somos novas criaturas, tivemos um renovo espiritual, perdão de pecados e um restabelecimento de propósito em adorarmos a Deus através de nossas vidas. Essa aliança é muito superior à anterior, pois em Cristo somos transformados à semelhança de Deus, em santificação.

Assim, ao buscarmos dizer não ao pecado estamos nos educando a fazer as boas obras, vivendo de maneira piedosa. Isto é, buscando ajudar o próximo e não mais vivendo apenas para satisfazer os nossos ensejos. Esta vida no evangelho é realizada em perseverança, dom de Deus, que nos ajuda a caminhar diariamente no caminho percorrido por Jesus.

A vida Cristã é um exercício diário de piedade. É preciso ser transformado na mente para fazermos o bem sem esperar o retorno. Fazer porque é o que Jesus faria. Fazer porque glorifica a Deus e não por mérito de quem irá receber. Isto é graça, pois virá não por merecimento, mas pela vontade de quem doa. É uma educação não gerada na meritocracia. No entanto, porque recebemos é que iremos também dar. Não veio de nós e seremos instrumentos de Deus em outras vidas.

Jesus trouxe esta salvação para que pudéssemos viver segundo os propósitos de Deus. Somos educados pela graça a sermos atuantes e não expectadores. Cristo nos deu novo mandamento, que nos amássemos como ele nos amou. Isto é ter atitude de ir e amar e não apenas deixar de fazer mal. É ir até o próximo, expor-se, sofrer dano, mas não parar por isso. Somos educados a recebermos ofensas e injúrias por nossa atitude Cristã de exposição àqueles que nos ofenderão por ignorância e maldade.

Somos educados a perdoar os que nos ofendem, a dar a outra face, a desejar o bem aos nossos inimigos e sermos obedientes às autoridades constituídas. Somos educados a sermos como ovelhas indo para o matadouro, mas prontas a abençoar os que sofrem agindo como pastores corajosos que afastam os lobos do meio da criação. Somos educados a sermos humildes mas também ousados.

Somos educados a nos tornarmos como Cristo, em amor à criação de Deus. Seremos cordeiros e leões como Jesus Cristo é! Esta educação é perene e existe para que tenhamos o mesmo espírito de construir um reino espiritual de adoradores do Deus altíssimo. Isto começa aqui e agora, quando descobrimos que precisamos de um salvador.

Não há escola mais importante e renomada e nem haverá conclusão de curso aqui. O momento da colação de grau será no banquete do Cordeiro. Lá haverá grande júbilo quando então estaremos com todas as gerações de crentes, em uma única formatura de todos os tempos! Como será grande a festa!!!!

Ano 2#315