Há zelo por Deus sem se ter o correto entendimento…

Irmãos, o desejo do meu coração e a minha súplica a Deus em favor deles é para que sejam salvos. Porque dou testemunho a favor deles de que têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
Romanos 10:1‭-‬4 NAA
https://bible.com/bible/1840/rom.10.1-4.NAA

Paulo ansiava pela conversão dos Judeus à Cristo, mas foram estes quem mais resistiram ao evangelho. Não conseguiam compreender a lei na sua aplicação em Cristo, permanecendo na execução diária de preceitos que só são exteriores e não aperfeiçoam para a salvação.

Onde eles erraram é o mesmo de muitos que se intitulam cristãos hoje e não o são. Se Cristo não é salvador ou seu sacrifício na cruz não anula pecados e é insuficiente para salvação, então não há cristianismo nisto.

Cristo veio até nós pois nos é impossível nos salvarmos a nós mesmos através de obras. Se fosse possível, então Cristo não precisaria vir justamente no meio de um povo zeloso nas tradições e cuidados religiosos. Se leis aperfeiçoam, então Jesus não era necessário e nem seu sacrifício na cruz.

Não seria necessário nascer de uma virgem, ter vivido uma vida humana sem pecados e nem ter mostrado o Pai. Não precisaria ter enviado o Espírito Santo para nos convencer de pecados e nem precisaríamos depender de Deus para enxergarmos nossa condição de pecadores. Afinal, se conseguíssemos pelas obras não cometer pecados estaria tudo bem!

Assim como os Judeus não entenderam e não se renderam a Cristo muitos chamados cristãos estão fazendo o mesmo hoje. Cuidam de se sacrificarem para dar a Deus o que Ele não pediu e exteriormente realizam sem que o interior comande a ação. Cuidemos de como estamos vivendo, se pelas nossas obras ou pela graça em Cristo Jesus!

O fim da lei é Cristo, a verdadeira justiça de Deus e quem nos justifica. Qualquer coisa além de Cristo para salvação não é Cristianismo, mas engano e tropeço. Que Deus tenha misericórdia dos que estão desviados do caminho e revele-se de maneira poderosa, pois estes que se desviaram tem zelo, mas não o reto entendimento.

Ano 2#360