Não durmamos sem o óleo do Senhor!

Então o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, pegando as suas lamparinas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram imprudentes, e cinco, prudentes. As imprudentes, ao pegar as suas lamparinas, não levaram óleo consigo, mas as prudentes, além das lamparinas, levaram óleo nas vasilhas. E, como o noivo estava demorando, todas ficaram sonolentas e adormeceram.
Mateus 25:1‭-‬5 NAA
https://bible.com/bible/1840/mat.25.1-5.NAA

Jesus nos alerta para a questão temporal, que precisamos esperar seu retorno, mas precisamos também do óleo. Muitos pregadores dizem que as virgens são pessoas que creram mas não perseveram no amor, outros que não eram todas crentes, apenas as prudentes seriam.

A verdade é que Jesus está falando para pessoas separadas, pois são virgens, aguardando a volta do noivo. O que significa o óleo se cremos que os que são salvos estarão preparados? Aqui cabe a reflexão de como o Senhor sempre falava a respeito da religiosidade. Tanto nos Evangelhos como no livro do Apocalipse o Senhor evidência o problema de nos vermos de maneira diferente da qual ele nos vê.

Se o óleo é o Espírito Santo, então só é prudente quem o possui. Não adiantará estar no mesmo lugar dos que o possuem, acreditando poder entrar com o noivo. Se ter o óleo é a diferença entre conseguir entrar e não, então precisamos deste óleo para não ficarmos de fora do reino! Jesus declara ser possível adquirí-lo, só não haveria tempo quando ele retornar. Então como adquirir?

Ora, este é o grande problema, pois não depende de poder aquisitivo, mas de se desejar receber de Deus e do Senhor dar. Ainda que queiramos receber não temos nenhum poder de comprá-lo, pois é graça de Deus. É sair todos os dias de casa a buscar alimento sem ter dinheiro no bolso e esperar que haja um milagre em nossas vidas e recebamos o provento do céu. Não é à toa que Deus ensinou o seu povo por 40 anos no deserto nesta dependência com o Maná.

Só recebe quem Deus dá e só tem o óleo quem aprendeu a recebê-lo diariamente pela graça. A fé é construída no coração do crente e a manifestação do Espírito Santo é o óleo que fará a diferença na espera da volta de Cristo. Não haverá oportunidade de consegui-lo no retorno do mestre e não é possível dar a quem quisermos, pois isto é dádiva apenas do Senhor!

Hoje ainda é tempo de arrependimento e clamor. Importa buscar o reino sem a religiosidade, pois isto não traz proveito. Todas que esperaram acabaram por pegar no sono, mas as prudentes possuíam o óleo que permitirá andar na escuridão, encontrar-se com o noivo e participar do iluminar do caminho.

Que o Senhor estenda sua mão de misericórdia e distribua do óleo precioso. Não há busca mais importante que esta em nossas vidas. Cristo está voltando e como o estamos esperando? Cuidado para não adormecer sem o óleo, sem o Espírito Santo que nos é o selo da salvação em Cristo Jesus!

Ano 2#364