#3_146 Profeta Jesus

E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia!
Mateus 21:9‭-‬11 ARA
https://bible.com/bible/1608/mat.21.9-11.ARA

Jesus é profeta em vários aspectos e para várias religiões. No entanto, para os Cristãos Jesus é o Filho de Deus, mais que um profeta. É Deus encarnado, sem pecados, sem macula, cheio do Espírito Santo e ao mesmo tempo um homem formado no ventre de uma mulher.

Esta visão de Jesus Cristo é o que torna o Cristianismo único. O problema começa a acontecer no seio do Cristianismo quando pessoas que se chamam Cristãos só vêem Jesus como profeta. Apenas leem as suas palavras e gostam da doutrina que ele traz, comparando-as com a de outros homens e confiando que todas as religiões tem o mesmo propósito.

Só que Jesus é também o autor da vida e aquele que escolhe quem entrará nos céus. Embora isto esteja bem claro nos evangelhos as pessoas que o vêem apenas como mais um profeta não o percebem e perdem o ponto principal. Sem Cristo todos morrem nos seus pecados, pois as obras de caridade não salvam a ninguém. Tais obras nos dão galardão nos céus mas não nos torna aptos a adentrarmos nos céus se não formos escolhidos por Cristo!

Ser Cristão é esperar em Jesus pelo seu retorno, pois será o momento da abertura dos portões celestiais para aqueles que ele escolheu da terra, dentre os povos. Será a entrada triunfante do conquistador vitorioso e das vidas por ele conquistadas. Cristão se vê como conquistado e não como o conquistador! Cristão tem Jesus como o mestre e o irmão mais velho, não como mais um profeta!

Há muita diferença entre essas visões. Enquanto Jesus é apenas um profeta estaremos nos esforçando por nossos meios para tentarmos encontrar uma brecha nos portões celestiais. Não estaremos nos rendendo ao Senhor e nem estaremos trabalhando para ele, mas para nós. Erra quem assim enxerga e longe do alvo está. Jesus é o Senhor e somente ele pode abrir os portões para as suas ovelhas. Toda religião que enxerga Jesus apenas como profeta está longe da verdade e impedindo as pessoas de entenderem que só o Filho de Deus nos torna filhos de Deus!

Quem é Jesus para você? Se ainda é apenas um profeta ou nem isto, então é tempo de pedir perdão pelos seus pecados e buscá-lo como Senhor. Ainda assim será ele quem irá nos escolher, ainda que queiramos lhe servir. A salvação não é dada por solicitação, mas por escolha do Senhor da vida. Engana-se quem acha que escolheu a Cristo, enquanto o evangelho nos aponta que muitos são chamados, mas poucos os escolhidos. Muitos que um dia levantaram as mãos já não andam nos caminhos do Senhor. Suas ovelhas o ouvem e obedecem.