E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.
Mateus 19:29-30 ARA
https://bible.com/bible/1608/mat.19.29-30.ARA
Jesus usa uma forma de linguagem que nos confunde em nossa língua. Como últimos podem ser primeiros e primeiros últimos? Ele está a dizer a respeito de momento de chegada no Reino versus posicionamento em autoridade no Reino de Deus.
Dependendo de quando eu me converto posso chegar muito mais cedo do que outras pessoas, mas posso exercer minimamente o poder espiritual e ter pouca efetividade no Reino de Deus. Entendendo que Jesus sempre nos fala que haverá diferença de galardão e posicionamento no Reino, entendemos que haverá graduação de responsabilidades de acordo com o desempenho que aqui obtemos para a obra de Deus.
Assim, as obras feitas em vida trazem um acúmulo de galardão no céu. Como usamos os recursos aqui refletirão em nossas vidas lá. Não para salvação, mas para galardão. Ser último ou primeiro de chegada não importará lá nos céus, pois só depende de quando Deus se revela para nós aqui. Ser último ou primeiro lá, vai depender do esforço empregado depois de nossa conversão.
Qual o nosso empenho para o Reino de Deus? Para alguns é apenas um lugar recebido de graça. Para outros é o maior tesouro que poderíamos receber! Como enxergamos o Reino faz toda a diferença em nossa conduta hoje e amanhã. Quem mais reconhece seus pecados perdoados terá maior empenho em gratidão.
Importa olharmos para o mestre e entendermos nosso chamado. Alguns de nós precisarão deixar tudo, outros nem tanto. Mas, acabaremos por deixar para trás pessoas ou empregos ou circunstâncias para podermos atingir nosso propósito e isto é abrir mão de nossas vidas. Em maior ou menor grau estaremos colaborando com o Reino e atingiremos alguma escala de galardão.
Verdadeiramente não devemos nos importar com o quanto atingimos, pois sempre poderemos fazer mais ou menos, mas se estamos onde o mestre espera que estejamos. Com ele estaremos eternamente e é bom que entendamos isto desde já!