#3_308 Os mortos ressuscitarão!

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
1Tessalonicenses 4:13‭-‬14 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/1th.4.13-14.ARA

No Cristianismo cremos que os mortos ressuscitarão para julgamento, quando haverá separação entre os que irão para o céu e os que irão para o inferno. No entanto, dentre as diferentes denominações não há consenso sobre o julgamento. Uns crêem que a salvação se dá por obras enquanto outros que será por fé. Uns acreditam que se perde a salvação obtida enquanto outros não.

De uma forma ou de outra a separação será por obras, pois quem tem fé age em conformidade com o Evangelho. Talvez seja isto que confunds aqueles que confiam nas suas obras para a salvação. Também, se não formos salvos por obras porque dependeria delas para continuarmos salvos? Portanto, não perderíamos a salvação por algo de que não dependemos desde o princípio.

Se Cristo é suficiente para me salvar porque é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e todo o que nele crer já passou da morte para a vida, todas estas questões se dissolvem pela fé no salvador. Por isso não usamos deste espaço para defender doutrinas, mas para expor que Cristo salva, independentemente dos nossos pecados.

Consequentemente haverá um julgamento e todos compareceremos diante de Deus para sermos expostos às nossas convicções e obras. Os que não tiveram tempo de realizá-las receberão menos galardões (prêmios espirituais, sejam o que for que ainda não temos certeza), os que construíram o reino de Deus receberão de acordo com os esforços e os que não entrarão nos céus, receberão o inferno como castigo. Sim, haverá um terrível castigo para quem não adentrar os céus!

Teremos, então, nova oportunidade de convivermos pela eternidade com os salvos por Cristo. Há esperança para os que crêem e não devemos nos esquecer que a morte será um tempo de separação até que Jesus ressuscite a todos. Assim, importa que construamos o reino nos corações hoje para que no amanhã permaneçamos unidos pelo Senhor!

A morte dos que crêem não traz tristeza para Deus, muito pelo contrário. Por isso alguns comemoram a passagem enquanto outros choram amargamente como se nunca mais fossem revê-los. É uma questão de conhecermos o destino das pessoas desde agora. Os apóstolos nos ensinaram que haverá reencontro dos que crêem. Portanto tenha o consolo de reencontrar seu ente querido que creu em Cristo.

Aos que ainda não creram, lutemos para levar a fé para eles. Como? Construindo o amor de Cristo em seus corações, com palavras, ações e orações. Nosso testemunho ajuda e atrapalha, mas não podemos deixar de expressar a nossa fé. Cristo vive e viveremos com ele se crermos na sua salvação. Esta é a verdade trazida na sua primeira vinda e que culminará com a humanidade rendida aos seus pés na sua segunda vinda. Será tremendo!