#3_325 Não sejamos omissos!!!!

Desci até aos fundamentos dos montes, desci até à terra, cujos ferrolhos se correram sobre mim, para sempre; contudo, fizeste subir da sepultura a minha vida, ó Senhor, meu Deus!
Jonas 2:6 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/jon.2.6.ARA

Jonas aprendeu sobre a misericórdia de Deus em sua fuga. Reconheceu a soberania do Senhor e glorificou a Deus na sua aflição mais aguda na barriga do grande peixe. Hoje não podemos simplesmente dizer que Jonas foi um rebelde sem causa, pois os Assírios eram terríveis contra o seu povo.

A verdade por detrás da história de Jonas é que, ao fugirmos de levar a graça de Deus para aqueles que precisam e não desejamos, acabamos por reconhecer nossa própria necessidade desta mesma graça. Ainda que tenhamos alguma razão em odiar o injusto iremos confirmar a nossa própria situação de injustiça ao fugirmos do nosso chamado.

Quem é justo? Quem é bom? Quem não possui pecados? Quem não precisa da graça e da misericórdia de Deus? Difícil é levar a graça para quem age de maneira terrível, mas a mentira, a vaidade, a impureza sexual também ofendem a santidade de Deus.

Não olhemos para a santidade que Cristo conquistou para nós se não for para enxergarmos a misericórdia e a necessidade de levarmos aos que como nós também precisam. Amar o inimigo não é fácil, mas é o caminho a seguir. Dar a quem não merece, perdoar o ofensor, tudo isto é o caminho a seguir com Cristo.

Que possamos entender o que Jonas entendeu, mas não terminemos como a história contada por Jonas terminou. Que não esfreguemos na cara do Senhor que ele é misericordioso como se isto fosse mal. Que a graça de Deus alegre os nossos corações. Que oremos pela conversão de nossos inimigos antes de pedir que o mal venha sobre eles.

Que nos alegremos quando houver arrependimento, certos de que o Senhor espera que todos se salvem, ainda que isto não venha a ocorrer. Que não seja pela nossa omissão!