Vocês que procuram justificar-se pela lei estão separados de Cristo; vocês caíram da graça de Deus. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
Gálatas 5:4-5 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/gal.5.4-5.NAA
Paulo estava falando da questão da proposta de vida pela lei, a que foi feita no Sinai e a proposta em Cristo, no sacrifício perfeito. Quem confia na lei para sua salvação não tem acesso à graça da salvação em Cristo. A lei simplesmente apontava para a sua própria incapacidade de aperfeiçoar alguém. A lei impõe restrições, mas não transforma. Cristo, pelo contrário, nos aperfeiçoa, liberta e justifica.
Buscar a lei é viver por ela, nunca sendo suficiente para cumprí-la em todo o seu escopo. A justificação em Cristo é completa e alcança até nossos pecados futuros. Não confiar na obra de Cristo é tomar o fardo pesado de não poder errar nunca, pois cada falha perante a lei será exigida uma compensação. Como pecadores estaremos errando em algum momento.
Pela fé já é outra história. A justificação em Cristo abre um processo de santificação em nós que nos habilita a ir deixando o pecado. Ainda iremos escorregar aqui e ali, mas estaremos como alunos em estágio de adaptação que podem errar e não serão julgados por isto. A graça nos forma para vivermos no padrão da lei mas não pela lei.
Pela graça estaremos sendo ensinados a vivermos como Cristo, nos santificando e obedecendo a Deus. Mas, ainda podendo cometer gafes, erros não intencionais. O cristão é aperfeiçoado pela graça, pois entende que não possui as qulificações necessárias para viver perfeitamente em si mesmo no padrão exigido pela lei. Se pudéssemos, então Cristo não seria necessário em nossas vidas.
A verdade é que sem Cristo nunca atingiremos o padrão da lei. Ele cumpriu a lei para nos dar o privilégio de vivermos por ele. Assim, cumpriremos a justiça de Deus. Ignorar a obra de Cristo é viver na própria força. Aquele que conseguir estará vivendo pela Velha Aliança. Precisa guardar todos os mandamentos, pois não pode deixar de executar perfeitamente nenhum deles. É isto mesmo que desejamos?
Guardar o Sábado exige também participar de todas as festas anuais. Cuidar do tipo de comida e viver todas as regras judaicas. Só guardar uma parte não serve. Por que, então, pegar uma parte da lei e cobrar juntamente com o crer em Cristo se ele mesmo não exige isto de nós? Se a obra redentora de Cristo é suficiente para a nossa salvação então não podemos incluir nada mais para a sua obtenção e retenção!