Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que ele envie o Cristo, que já foi designado para vocês, a saber, Jesus,
Atos 3:19-20 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/act.3.19-20.NAA
Tremenda esta revelação trazida pelo apóstolo Pedro que, até então, não era claramente revelada. Tanto no evento de Pentecostes como neste momento onde ocorre o milagre da cura do paralítico de nascença o Senhor está manifestando o sobrenatural através de seus apóstolos. Antes era o próprio Cristo e agora tais sinais são feitos através de homens separados pelo Senhor!
A partir do claro sinal de autoridade espiritual dos apóstolos as pessoas vieram receber cura e ouvir sobre o Reino de Deus. Pedro passa a explicar o Evangelho e batizar os novos discípulos. A mudança de vida das pessoas é o maior testemunho que o Evangelho traz, seja por curas milagrosas ou transformação de caráter. Quando Cristo entra na vida das pessoas nada mais permanece o mesmo!
Pedro ensina sobre arrependimento, o reconhecimento do erro com desejo de mudança pela dor do pecado, e sobre a conversão que é tomar a atitude de buscar a Deus para que isto ocorra de verdade e não fique só na ideia. O resultado é que, Deus nos trazendo para si, cancela nossos pecados através de Cristo e nos dá paz e alento! Até então só se acreditava que apenas as obras humanas nos dariam acesso ao céu, mas isto não é verdade!
É no movimento de aproximação de Deus para conosco que isto ocorre. É em Cristo que enxergamos nossos pecados, sentimos a dor em ofendermos a santidade de Deus e encontramos a necessidade de um salvador. Só se enxerga sujeira quando a luz ilumina. No máximo podemos sentir o cheiro, mas não vemos a verdade como ela é.
Onde houver sinais e maravilhas as pessoas se achegarão. Mas, se não houver a pregação do Evangelho da graça, então cuidemos de sair de perto. Imitadores estão por aí querendo substituir a glória de Deus e do sacrifício de Cristo por nós. Não se deixe enredar em armadilhas humanas, pois o poder emana de Deus para que as vidas se aproximem dEle. A multidão perplexa olhava para Pedro que, rapidamente, apontou para Deus como o verdadeiro autor e não usurpou a glória do Senhor!
Evangelho aponta para Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Qualquer outra doutrina inclui outros parâmetros ou muda a verdade. A fé que opera através de Cristo é que gera os sinais e maravilhas. Ele é quem tem o poder e a autoridade e a delega aos seus escolhidos, segundo lhe agrade. Que encontremos o arrependimento e o perdão,pois somos pecadores necessitados de Deus!