#4_167 Quem somos para termos aliança com Deus?

“Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Imprimirei as minhas leis no coração deles e as inscreverei sobre a sua mente”,
Hebreus 10:16 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/heb.10.16.NAA

Fantasticamente Deus se dirige ao homem, sua criação, estabelecendo uma aliança conosco. Geralmente alianças são feitas para benefício mútuo, mas o que nós poderíamos oferecer a Deus pelos seus favores? Nada, absolutamente nada. É uma aliança unilateral que só nos beneficia. É a graça divina em nosso favor, para trazer bençãos sobre nós. Alianças possuem regras bem estabelecidas e a nossa parte é obedecê-las para podermos nos manter na aliança.

E este é o nosso problema. Nunca conseguimos, por nós mesmos, obedecermos conforme a aliança exige. Consequentemente, saímos constantemente da aliança, perdendo uma grande parte das bençãos prometidas. Mas, porque Deus é benigno e paciente, nos oferece novas oportunidades de voltarmos para a sua aliança.

Em Cristo recebemos uma proposta irrecusável, a de que receberemos o Espírito Santo para termos capacidade de não nos esquecermos de suas leis e de termos poder para resistirmos ao pecado que nos tira da aliança. Teremos as leis expressas em nossas mentes e corações, para não deixarmos a santa aliança. Deus é bom e a sua benignidade dura para sempre!

Sem estarmos na aliança não teremos parte com Deus. Sem estarmos na aliança não somos família de Deus e não o temos por Pai. Deus nos chama para sua santa aliança, nós que não temos mérito e nem teremos lealdade se não for por Cristo. Que possamos nos alegrar no Senhor por tamanha salvação!