E vocês sabem muito bem que tratamos cada um de vocês como um pai trata os seus filhos, exortando, consolando e admoestando vocês a viverem de uma maneira digna de Deus, que os chama para o seu Reino e a sua glória.
1Tessalonicenses 2:11-12 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/1th.2.11-12.NAA
Paulo expõe como um pai cuida da formação religiosa de um filho, denotando a mesma preocupação com seus discípulos. Todo discipulador sente esta responsabilidade da mesma forma que um pai entende a sua. E é assim que devemos agir, próativamente na exposição do Evangelho de Cristo tanto para nossos entes queridos como para os que se relacionam conosco.
Obviamente não alcançaremos a todas as pessoas mas, as que se achegarem a nós, devemos cuidar delas com diligência. Evangelho é relacionamento, comprometimento, primeiro com Cristo e depois entre nós. Enquanto novos na fé somos como crianças que precisam de leite materno até estarmos caminhando com certa independência, mas nunca seremos totalmente autônomos para não cairmos na vaidade de queremos ser auto-suficientes.
Devemos sempre andar em comunidade, para não sermos pegos desprevenidos ou não enxergarmos armadilhas diante de nós. Os mais experientes cuidam dos menos até que estes passem a fazer o mesmo com os que agora nasceram de novo. E isto não terminará até que todos conheçam a vontade de Deus.
Assim sendo, sejamos humildes para ouvirmos os mais experientes na caminhada com Cristo e estejamos prontos e dispostos a ajudar quem conhece menos que nós. Não sejamos remissos e nem vaidosos. Saber ouvir e ter empatia são virtudes de pais e discipuladores. Que Cristo seja ensinado, compartilhado e vivido entre nós, ele que nos dá acesso ao único Pai de todos nós!