Estando Jesus em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos creram no seu nome quando viram os sinais que ele fazia. Mas o próprio Jesus não confiava neles, porque conhecia a todos. E não precisava que alguém lhe desse testemunho a respeito das pessoas, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.
João 2:23-25 NAA
https://bible.com/pt/bible/1840/jhn.2.23-25.NAA
A natureza humana é conhecida de Deus. Somos falhos, indulgentes, malcriados, insubordinados, frios, maus! Sim não há ninguém bom, ainda que faça boas obras. Se não houver o toque de Deus na vida dos homens é só esperar que a autodestruição virá. E é o que esperamos no apocalipse da humanidade!
Se entendermos que Deus deixa os soberbos e rebeldes por conta própria e daí as piores coisas ocorrem, certamente não será difícil de enxergar que o homem vai deixar de receber a ajuda de Deus para que a própria justiça divina ocorra no fim dos tempos. Ora, se a graça de Deus move o coração do homem para o bem e a justiça de Deus faz com que o homem fique à própria sorte, enquanto a graça reina ainda há esperança em nosso meio de que dias melhores virão.
Mas, ao vermos o homem entregue a sua própria vontade só teremos deterioração social em todos os sentidos e a perseguição daqueles que crêem no Senhor. Cristo retornará justamente para por fim a estas coisas e reinar definitivamente. Um dia a injustiça humana será confrontada com a justiça de Deus e nunca mais haverá maldade em nosso meio. A santidade de Deus estará conosco eternamente!
Enquanto isto não ocorre haverá o embate do mundo contra o Reino, mas Jesus já venceu. Ele não confia nos homens mas morreu por todos nós. Isto é graça! Não tardará para que a maldade receba a recompensa da morte eterna e muitos ficarão de fora do Reino de Deus. É tempo de arrepender-se e se tornar Filho de Deus. É o único jeito, se Jesus nos tornar confiáveis para Deus!