E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando sobre eles na cruz. Colossenses 2:15 NAA
https://bible.com/bible/1840/col.2.15.NAA
A maior certeza de que Cristo venceu na cruz é a sua ressurreição. Por isso os religiosos queriam garantir que seu corpo não fosse retirado de alguma forma de dentro do túmulo onde José de Arimatéia e Nicodemos o haviam posto. Como não creram em sua divindade não contavam que verdadeiramente ressurgiria dos mortos.
Depois que Jesus ascendeu aos céus e sentou-se à destra do Pai deixou o corpo espiritual, a igreja, para construir seu reino em nossos corações. Este reino é mais poderoso que qualquer exército e subjuga nações e poderosos. Os inimigos de Cristo, os principados e potestades nas regiões celestiais, foram destronados e expostos ao desprezo.
Até então Satanás controlava este mundo, mas agora seus poderes foram limitados na cruz! Jesus tem as chaves da morte e do inferno e o próprio diabo será atormentado no lago de fogo por toda a eternidade. Se isto não é triunfar então desconheço esta palavra. No entanto o mal ainda tem seguidores que estão livres, mas seu dia também chegará.
Nossas dívidas são canceladas pela fé no sacrifício de Cristo! Com ele triunfam os que crêem. Com ele ressuscitaremos no dia em que formos chamados. Até lá reinaremos com ele, em seu reino. Alguns pensam em reinar como os reis deste mundo, mas o Reino de Deus está dentro de nós. É em nossos corações que o Reino se desenvolve.
O triunfo é deixarmos o pecado e sermos santificados. O mal já não tem poder sobre a nossa consciência e vontade, ainda que nos persiga e inflinja injúrias e dificuldades. O crente não se abate porque triunfa com Jesus. A dívida foi paga, temos paz com Deus! Inigualável graça!!!