Assim também nos dias de hoje sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. Romanos 11:5-6 NAA
https://bible.com/bible/1840/rom.11.5.NAA
Cristo comprou com o seu sangue aqueles que estão sendo salvos. Aqueles que, ainda pecadores, são retirados da escuridão do pecado para a luz de Jesus. Isto é fruto do chamado dele e não da nossa aceitação. Ele já realizou a obra redentora e sem ele continuaremos escolhendo o pecado.
Se não formos alcançados pela graça não será por mérito em obras vazias que alcançaremos virtude suficiente para merecermos nossa própria salvação. Nem se fosse necessário e possível de se viver mil vezes poderíamos bater no peito dizendo que já teríamos alcançado a linha de chegada.
Quanto mais nos aproximamos da luz, mais enxergamos nossas falhas. Se Deus não nos perdoar, nunca seremos santos o suficiente para nos aproximarmos e vivermos com Ele! Este é um trabalho de Deus em nós, nos capacitando dia após dia. Pelo seu perdão já somos aceitos por Ele, ainda que não estejamos vivendo de maneira totalmente agradável ao Senhor.
Isto ocorrerá quando tivermos corpos glorificados, vivendo eternamente na presença de Deus! Se assim é, então já não preciso ter mérito algum e o chamado é uma questão da soberania de Deus em nos escolher segundo os seus propósitos. Se ninguém merece ser salvo, então somos salvos por pura graça! Que isto nos faça enxergar com que tamanha gratidão os salvos em Cristo devem viver por toda a eternidade!