— Por que você vê o cisco no olho do seu irmão, mas não repara na trave que está no seu próprio? Ou como você dirá a seu irmão: “Deixe que eu tire o cisco do seu olho”, quando você tem uma trave no seu próprio? Mateus 7:3-4 NAA
https://bible.com/bible/1840/mat.7.3-4.NAA
Difícil ver nossos defeitos e fácil ver o dos outros. Como podemos resolver esta questão? Ora, com amizades sinceras. Podemos usufruir de visões diferentes das nossas quando amigos nos revelam nossas falhas e temos a liberdade de falar também as deles!
O objetivo de Cristo falar estes versos é para sermos cuidadosos, zelosos no como vivemos em comunidade. Se formos daqueles que ficam apontando os defeitos dos outros como críticos desenfreados, acabaremos por cauterizar as pessoas em relação às nossas palavras enquanto ignoramos o nosso próprio estado.
Certamente vivendo desta forma ninguém também virá até nós para nos mostrar nossas máscaras e pecados. Assim, antes de buscar falar de alguém, deveríamos meditar sobre as nossas próprias vidas. Importa que venhamos a entender nossa condição espiritual antes de ficarmos preocupados em apontar o defeito dos outros.
Melhor ouvir e nos analisarmos a nós mesmos do que nos tornarmos diabo na vida dos outros. Mas, há o aspecto de também não deixarmos alguém afundar na vida por nosso silêncio. Aqui precisamos pedir sabedoria, pois muitos não aceitam críticas, ainda que sejam construtivas.
Cristo criticou os religiosos e foi morto por eles. Cuidemos primeiro de nossas vidas e, se tivermos sabedoria e oportunidade , ajudemos o crescimento alheio. A dica, fale de Jesus ao invés de apontar o pecado das pessoas. Deixe que elas enxerguem a santidade de Deus e olhem para si mesmas pela lente do evangelho. Afinal, não somos perfeitos para servirmos de exemplo, enquanto Cristo é!