#5_247 O evangelho não deve ser comercializado!

Tendo feito um chicote de cordas, expulsou todos do templo, com as ovelhas e os bois. Derramou o dinheiro dos cambistas pelo chão, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: — Tirem estas coisas daqui! Não façam da casa de meu Pai uma casa de negócio! João 2:15-16 NAA

https://bible.com/bible/1840/jhn.2.15-16.NAA

Se era necessário ofertar bois e ovelhas, pombas e outros manjares, por que Cristo se revoltou contra os que os vendiam na porta do templo? Na Lei estava escrito que se a jornada fosse longa, que se vendesse e recomprasse próximo ao templo, para facilitar a vida do ofertante.

Jesus não foi contra o fim daquele comércio, mas pelo coração de quem o fazia. Animais imperfeitos, muitas vezes eram vendidos e devolvidos para serem vendidos novamente, com corrupção dentro do sistema, com valores distorcidos para extorquir quem precisava fazer a oferta.

Tornou-se um negócio paralelo, mais importante do que honrar a Deus e ajudar o próximo. Não pense que isto é difícil de estar acontecendo nas igrejas de hoje. Facilmente as campanhas de arrecadação de ofertas se tornam meio de obter dinheiro à custa dos membros sem que seja gasto para a glória de Deus e ajuda ao próximo também!

Sempre que o dinheiro se acumula nos bolsos de quem deveria estar ajudando a quem precisa, justamente o objetivo de se fazer ofertas para se ter mantimento na casa de Deus, é que vemos o erro em nossos dias. Líderes religiosos milionários e até bilionários, construções faraônicas, desvios doutrinários e exaltação de líderes humanos.

Quando o foco sai da glória de Deus para a glória do homem já estamos comercializando dentro da casa de Deus. A vaidade é moeda corrente em nossos dias e muitos querem demonstrar poder e autoridade sobre grupos ao invés de apontar para Cristo, o real detentor de todo poder e autoridade que as delega para a igreja.

Que possamos combater em nossos dias a comercialização da vaidade, do desvio de recursos, para podermos ajudar a quem precisa e fortalecer o evangelho da graça, do amor e do Senhorio de Jesus Cristo, aquele que nos mostra o caminho a seguir!