Mas vem a hora — e já chegou — em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. João 4:23 NAA
https://bible.com/bible/1840/jhn.4.23.NAA
Adorar a Cristo não exige lugar. Nossos corações tornaram-se em templos do Espírito Santo. Congregações existem para amadurecimento espiritual e não dependem de quatro paredes.
Conheci um prédio onde havia quatro ministérios cristãos que o utilizavam para cultos, escola bíblica e atividades de evangelização, alternadamente entre eles.
Certa vez assisti um batismo coletivo naquele lugar, unindo todos os ministérios. Quando um sul-coreano descia nas águas, o cântico era na língua sul-coreana. O mesmo ocorreu no ministério senegalês, norte-americano e no latino.
Multidão de línguas adorando em espírito e em verdade, um prenúncio dos céus aqui na terra! O prédio apenas dava espaço para a atividade de cada um deles, custos compartilhados, bom uso dos recursos!
O centro da adoração é Deus. As assembléias se reúnem para adorá-lo e não para dar sentido a um nome ou espaço. Que as palavras de Cristo nos unam em irmandade e não sejam mal utilizadas para nos separar entre paredes com denominações que só existem para satisfazer convenções governamentais e estatutárias.
O corpo de Cristo é maior do que templos de pedra e madeira. É a união dos crentes em todo o mundo. Que possamos orar para que vivamos melhor esta comunhão aqui na terra e não esperar que ocorra somente quando nos encontrarmos no Reino celestial!