Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: João 16:7-8 NAA
https://bible.com/bible/1840/jhn.16.7-8.NAA
Cristo constituiu discípulos localizados geograficamente e permaneceu com eles o tempo necessário para que aprendessem e experimentassem a visão da ressurreição que alcançará a todos os que nele crerem.
A missão do Consolador, que opera em toda a terra, expõe o pecado da humanidade frente à santidade de Deus. A consequência para os que entendem a urgência é a conversão. Os que não entendem permanecem sob a sentença de morte eterna. Parece loucura, mas é como Deus determinou.
É possível vivermos em uma cidade de forma marginal, mas só os que se tornam cidadãos conseguem ter acesso a todas as oportunidades.
A eternidade só é alcançada pelos justificados em Cristo. Estes estão sendo ensinados na escola espiritual de Jesus para viverem com o Pai.
Não encontrará entrada aqueles que não passarem pela escola de Jesus. Não haverá justificação por nenhum outro tribunal. Não há como comprar indulto, corromper o Justo juiz, ou achar uma brecha na Lei.
O Consolador está mostrando o pecado, lembrando da seriedade da justiça e apontando para o dia do juízo. Quem não for encontrado em Cristo não estará no Livro da Vida e serão jogados no fogo eterno! Ainda há tempo, Jesus continua chamando pecadores ao arrependimento!