#6_053 Foi para nos conduzir à glória!

Porque convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Hebreus 2:10 NAA

https://bible.com/bible/1840/heb.2.10.NAA

Sofrimento é algo que aprendemos a evitar. Temos medo de sofrer. Mas, o medo não aperfeiçoa. Nas instituições de formação militar, o que mais ocorre são exercícios físicos que demandam perseverança e suportar dor e cansaço. Isto para poder forjar um espírito que não cede nas dificuldades.

A mesma coisa podemos dizer de atletas, pessoas que passam anos dedicados a aperfeiçoar técnicas com muito esforço físico, machucados e dores. Podemos dizer que a dor é parte do processo de desenvolvimento de uma condição física superior.

Ao mesmo tempo, a dor emocional é sofrida por quem ama. Ter medo de ser machucado por falsidades em relacionamentos faz com que nos afastemos das pessoas. O medo não aperfeiçoa o amor, pelo contrário.

Assim, Cristo deixaria de passar por sofrimentos se não nos amasse. Mas, porque nos ama, sofreu por nós, em nosso lugar. Sofreu pelos nossos pecados e foi amassado por eles. Não se furtou, aperfeiçoando-nos através de seus sofrimentos.

Mas, se achamos que só Cristo sofreu por nós, estamos enganados. Se eu amar o meu próximo, também sentirei as dores de quem se preocupa pelos pecados do outro. Não sofre quem não ama, e quem não ama não aperfeiçoa a si e nem ao seu próximo.

Assim, Cristo nos ensina que seguí-lo é também tomar a sua cruz, é morrer com ele, ressuscitar com ele e amar como ele nos ama. Sofreremos uns pelos outros, executando a graça e alcançando a glória. No entanto, é uma dor de amor, não para salvação. Esta, somente Cristo poderia realizar e suportar!