A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. João 3:19-20 NAA
https://bible.com/bible/1840/jhn.3.19-20.NAA
Retire os parâmetros de Deus da sociedade e quase tudo passa a ser lícito e tolerável. No entanto, perdemos a noção do que é verdadeiramente bom.
Estaremos fazendo como Adão e Eva que tomaram para si a noção no bem e do mal e passaram a viver alienados de Deus, de si mesmos, da coletividade e da criação.
Assumir os próprios desígnios, ignorando a sabedoria, nunca favoreceu a humanidade. Este é o principal motivo que nos faz pecar. Como cada um tem uma forma de enxergar e compreender, o caos se instala e vamos forçar o nosso ponto de vista sobre os outros.
O Evangelho, portanto, é a luz que centraliza a razão humana em torno da vontade de Deus, criando um padrão de comportamento muito superior ao individual e que impede que nos destruamos mutuamente.
Só os que desejam viver em rebeldia fogem da Palavra de Deus e do Filho de Deus que a revelou! Estes já estão condenados, pois negam a luz e fugirão dela.