Mas Jesus, ouvindo, disse: — Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Vão e aprendam o que significa: “Quero misericórdia, e não sacrifício.” Pois não vim chamar justos, e sim pecadores. Mateus 9:12-13 NAA
https://bible.com/bible/1840/mat.9.12-13.NAA
Se todos ficam doentes, então todos precisam de um médico; será questão de tempo. Se todos pecam, então todos precisaremos de um salvador e será questão de tempo para entendermos isto.
A diferença está na negação do fato. Muitos não aceitam a sua doença ou o seu pecado. Enquanto não aceitamos, não iniciamos o tratamento. Alguns morrerão por isso, seja pela doença avançar sem nenhuma resistência, seja pela morte eterna gerada pelo pecado.
Cristo é o médico dos médicos e nos ensina que a melhor cura está na conduta pró-ativa de gerar o bem estar antes do avançar do problema. Sacrifício é feito após cometer-se o pecado e procurarmos perdão.
Misericórdia se oferta para que evitemos o dano contra Deus e o nosso próximo. Ao termos uma conduta de perdoarmos quem nos ofende, estamos fornecendo remédio a quem errou e protegendo nossos corações e mentes.
É reverter a situação, impedir o avanço da doença do pecado, é ministrar a cura espiritual e emocional, é deixar de pecar por amor. Agindo assim deixaremos de ser pecadores contumazes e passaremos a ser justos por causa daquele que nos chamou e ensina o que deve ser feito.
Precisamos reconhecer nossos pecados, sob pena de acordarmos tarde demais e tentarmos fazer sacrifícios que não trarão benefício algum. Ouçamos e recebamos a cura e a salvação que há em Cristo Jesus!